menu

Política

08/07/2019


João Azevêdo volta a Brasília nesta terça (8) para discutir inclusão de Estados na reforma da Previdência

Na imagem, o governador da Paraíba João Azevêdo

O governador da Paraíba, João Azevêdo (PSB), volta a Brasília, nesta terça-feira (9), ao lado de outros governadores, para mais uma rodada de discussões com a Câmara, Senado e Planalto sobre a possibilidade de inclusão de Estados e municípios na reforma da Previdência que deve ser votada ainda nesta semana. 

 

O ministro chefe da Casa Civil, Onyx Lorenzoni (DEM), deverá participar dos encontros. Os governadores também terão encontros com o presidente do Senado, Davi Alcolumbre (DEM) e o presidente da Câmara Federal, Rodrigo Maia (DEM). Ambos tentarão estabelecer a ponte entre governadores e o Planalto.

 

Apoio das bancadas

Os deputados federais não querem assumir sozinhos o ônus pela impopularidade da Previdência. Eles querem que as assembleias estaduais aprovem o projeto, para dividir o desgaste com governadores e deputados estaduais.

 

O governo federal quer que os governadores manifestem apoio claro ao projeto da reforma, para só  então incluir Estados e municípios na Previdência. 

 

Os governadores exigem como contrapartida a aprovação de medidas de impacto fiscal, como a cessão onerosa e a securitização da dívida dos Estados, projetos que estão no Senado.

 

O texto da reforma chegou ao Congresso em 20 de fevereiro, foi aprovado na CCJ (Comissão de Constituição e Justiça) da Casa em 23 de abril e na comissão especial na Câmara em 4 de julho.

 

LEIA MAIS: Wellington Dias explica a nova tática dos governadores do NE para resolver a exclusão de estados na reforma da Previdência