UFPB vence Olimpíada Brasileira de Linguística na Paraíba

0
2

A estudante Stephany Raquel, participante do projeto de extensão “Mapeamento dos conhecimentos linguísticos na resolução de problemas da Olimpíada Brasileira de Linguística (OBL) na graduação em Letras e no Ensino Médio” da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), foi convidada para representar o Estado na terceira fase da competição, em maio, na Universidade Federal de São Carlos (UFSCar).

 

A cerimônia de entrega do prêmio ocorreu na unidade do Instituto Federal da Paraíba (IFPB) em Cabedelo, onde Stephany Raquel faz curso técnico integrado de Multimídia.

 

Após a terceira etapa, os oito melhores serão selecionados para representar o Brasil na Olimpíada Internacional de Linguística em Seul, na Coreia do Sul, ainda neste ano. Esta é a primeira vez que a Paraíba tem alunos avançando na disputa.

 

A UFPB promove a Olimpíada Brasileira de Linguística (OBL) desde o ano passado, no IFPB Cabedelo e na Escola Estadual Presidente João Goulart, por meio do Fluxo Contínuo de Extensão (Fluex).

 

O projeto, coordenado pelo docente e embaixador da OBL na Paraíba Márcio Martins Leitão, foi renovado neste ano, pelo Programa de Bolsas de Extensão (Probex). Nesta edição da OBL, a UFPB foi, inclusive, polo aplicador e corretor.

 

No Brasil, a primeira edição da OBL ocorreu em 2011. A prova se organiza em quatro etapas (fase online, fase em papel, fase presencial e fase internacional) e conta com a participação de estudantes de diferentes regiões e culturas, sobre temas que envolvem línguas, linguagem, códigos, cultura e cognição humana.

 

 

Da Redação com Assessoria 
Portal WSCOM