menu

Política

05/01/2019


Blog de WS: Nonato Bandeira entra em cena para buscar resolver eleição na Assembleia

O jornalista e analista político Walter Santos comenta, neste sábado (5), sobre a atuação do secretário Nonato Bandeira dentro da base para costurar a eleição da Mesa Diretora da Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB).

Leia:

‘Nonato Bandeira entra em campo para auscultar e propor caminhos de paz na Assembléia

E eis que, de repente, o Secretário de Governo, Nonato Bandeira entra em cena nos bastidores do Governo João Azevedo para fazer o que mais fez nos últimos tempos: Política.

Pelo que contam muitos dos deputados, ele entrou em campo para ouvir todos os anseios dos parlamentares da Base e outros em véspera de adesão visando construir uma solução para a eleição na Assembleia Legislativa.

Nonato Bandeira tem aval do chefe e sabe como lidar com cada uma das pretensões embora, mesmo com dissonância entre alguns nomes expostos, não há crise à vista capaz de suscitar grave problema.

COMO ESTÁ

Há consenso na Base de que para o primeiro biênio o nome consolidado é o de Adriano Galdino. Costurou e tem aval da bancada.

A questão está no segundo biênio onde o ex-governador Ricardo Coutinho defendeu em momentos diferentes os nomes de Hervázio Bezerra, Buba Germano e Cida Ramos, mas a Base, o Baixo Clero reagiu por existir incompatibilidade.

Paralelamente cresceu como reação as candidaturas de Tião Gomes, Ricardo Barbosa e Branco Mendes. Este pacto entre eles precisa ser levado em consideração porque eles têm sido motivados à disputa sem o aval do Governo.

Se são 22 parlamentares e 6 sofrem vetos a saída, ao que parece, em construir entre os 16 restantes o que mais agrega no segundo biênio.

De todos, em tese, Adriano Galdino é o que não sofre restrições dai ser alternativa sem trabalhar nessa direção.

SÍNTESE

Nonato está estudando tudo para apontar a João Azevedo a melhor tática, a solução.’

Por Redação / Portal WSCOM