menu

Artes

03/04/2013


Tobias Sauter abre a exposição hoje, 3

Exposição

 O artista plástico Tobias Sauter abre, nesta quinta-feira (4), às 19h, a exposição “Transatlântico II”, no segundo pavimento da Torre Mirante da Estação Cabo Branco – Ciência, Cultura e Artes, em Altiplano. A exposição fica em cartaz até o dia 30 de abril e pode ser visitada de terça a sexta-feira, das 9h às 21h, sábado e domingo, das 10h até 21h, com entrada aberta ao público.

A ideia da exposição, segundo o suíço Tobias Sauter, surgiu das muitas idas e vindas do Brasil para seu país de origem (Suíça). “Transatlântico II” é composta de cerca de 50 trabalhos, esculturas em ferro e pinturas, produzidas por ele em várias etapas de sua carreira artística. As obras são feitas com material reciclado que ele encontra à beira mar e leva para o ateliê.

Tobias Sauter é pouco conhecido dos pessoenses, mas já fez várias exposições em Zurich, Paris e na Chelsea Galerie, Laufen e outras. Sua última exposição em João Pessoa foi na Galeria Gamela, em 2000. Ele é natural de Basel, na Suíça, mas reside na Capital paraibana há mais de 10 anos.

A curadora da Estação Cabo Branco, a artista plástica Lúcia França, explicou que Tobias Sauter estrutura seu trabalho entre o passado e o presente em linhas e formas. São traços, cortes e gestos, transmuta-se a ferrugem em gravura e escultura. A chapa de ferro, plana, cresce rompendo o espaço, nasce à escultura, anima do desenho e do pensamento criativo deste artista intercontinental.

“Tobias garimpa nas praias parte da matéria prima utilizada na produção de suas obras, objetos esquecidos e sem significado para as pessoas que passam anônimas sem ater-se ao gesto essencial de preservar a natureza, estes materiais são resignificados e transformados em figurações e grafismos reafirmando seu compromisso com a arte e com a natureza”, acrescentou Lúcia França.

Sua obra em expressão dialética tem a força do metal, tons fortes, terrosos e quentes e ao mesmo tempo leve como o ar, fluidez absoluta em azuis profundos e nobres. “A estrutura sinuosa de sua escultura é metamorfose da linha em seus desenhos, traduzidos em beleza, serenidade e firmeza revelando a força e a sensibilidade deste artista de múltiplas linguagens”, finalizou Lúcia França.

Serviço:
Exposição “Transatlântico II”
Abertura: quinta-feira (4)
Hora: 19h
Em cartaz até o dia 30 de abril
Horário de visitação: terça a sexta-feira de 9h às 21h. Sábados e domingos das 10h até as 21h.
Local: segundo pavimento da Torre Mirante da Estação Cabo Branco – Av. João Cirilo da Silva, s/n, Altiplano – Fones: 3214-8270/8303 – www.joaopessoa.pb.gov.br/estacaocb
Face: https://www.facebook.com/estacao.cabobranco
Twitter: @estacaocb