Paraíba

Surto: Paraíba registra cinco casos confirmados de sarampo e 35 em investigação

Em todo o país, segundo o Ministério da Saúde, 3.909 casos foram confirmados nos últimos 90 dias.


20/09/2019

Imagem ilustrativa



A Paraíba registrou oficialmente cinco casos de sarampo e tem outros 35 sobe investigação. Os casos confirmados envolvem três homens e duas mulheres, com idades de 24 a 45 anos, sendo um deles residente no município de Barra de São Miguel e quatro em João Pessoa. Em todo o país, segundo o Ministério da Saúde, 3.909 casos foram confirmados nos últimos 90 dias gerando um princípio de surto a ser controlado pelo Governo. 

 

Na Paraíba, dois dos pacientes que foram diagnosticados estiveram em Pernambuco antes de começar a manifestar os sintomas da doença e outros dois estiveram em São Paulo. Apenas um paciente não tem histórico de viagem. Além disso, uma paciente de 32 anos, residente em João Pessoa, era vacinada.

 

O sarampo é uma doença infectocontagiosa febril, aguda e contagiosa, de transmissão respiratória, e que pode ser fatal, principalmente em crianças menores de cinco anos de idade. Os principais sintomas são febre acompanhada de tosse, irritação nos olhos, nariz escorrendo ou entupido, mal-estar intenso.

 

A doença pode ser evitada por meio de vacina. Em João Pessoa, a vacina é oferecida nas seguintes unidades: USF Integrada Cruz das Armas, USF Integrada Estação Saúde (Ernesto Geisel), USF Integrada Mangabeira, USF Integrada Viver Bem (Treze de Maio), USF Integrada Santa Clara (Castelo Branco) e Centro Municipal de Imunizações (Torre).

 

As unidades de saúde da família funcionam de segunda a sexta-feira, das 7h às 11h e das 12h às 16h. Já o Centro de Imunizações funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h.

 

LEIA MAIS: João Pessoa terá seis unidades de referência para vacinação contra o sarampo; veja os detalhes

 

_
Portal WSCOM



Os comentários a seguir são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.
// //