Saúde

SMS oferece serviços de cuidados e prevenção da obesidade

Vida saudável


13/10/2014

Dados do Ministério da Saúde apontam que 17,5% da população brasileira está obesa, o que representa mais de 35 milhões de pessoas. Em João Pessoa, a obesidade atinge mais de 130 mil pessoenses de todas as idades. Com o intuito de combater os males causados pela doença e alertar a população sobre a importância de levar uma vida saudável, em 11 de outubro é comemorado o Dia Nacional de Prevenção da Obesidade.

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS), através da área técnica de Nutrição, oferece ações com intuito de fortalecer o cuidado e a prevenção não somente da obesidade, mas das doenças crônicas não transmissíveis, associadas ao consumo de alimentos inadequados para a saúde.

“Identificamos os casos que apresentam estado nutricional alterado para sobrepeso e obesidade e, a partir daí são realizadas intervenções relacionadas ao perfil e consumo alimentar e o monitoramento do estado nutricional destes indivíduos até que os mesmos tenham a situação nutricional normalizada”, explicou o coordenador da área Saúde da Criança, adolescente e Nutrição, Edgar Tito Neto.

De acordo com o Sistema de Vigilância Alimentar e Nutricional (Sisvan), em 2013, a Rede Municipal de Saúde de João Pessoa, avaliou o peso de 61.041 usuários, deste total, 12.534 foram diagnosticados com algum grau de obesidade, e estão sendo acompanhados pelos serviços oferecidos no município.

A porta de entrada para usuários obesos que buscam cuidados na Rede de Saúde do Município, é a atenção básica, através das 181 Equipes de Saúde da Família, 5 Unidades Básicas de Saúde (UBS) e dos Núcleos de Apoio a Saúde da Família (NASF), distribuídas nos cinco distritos sanitários.

Quando há necessidade o usuário é encaminhado para a atenção especializada, onde é atendido através dos Centros de Atenção Integral à Saúde (Cais), Centro de Práticas Integrativas (Cepics), Projeto João Pessoa Vida Saudável, Academias de Saúde e Serviço de Atendimento Domiciliar (Sad).

Para o coordenador da cirurgia bariátrica do Hospital Municipal Santa Isabel, Péricles Oliveira, possuir uma alimentação saudável e praticar atividades físicas é fundamental para o combate à obesidade.

“O segredo contra a obesidade é se educar na alimentação e praticar atividades físicas. O problema é que muitas vezes as pessoas não conseguem seguir uma dieta balanceada e voltam a comer errado. Temos que lembrar que obesidade é uma doença e essas pessoas precisam de ajuda”, ressaltou.

A cirurgia bariátrica só é indicada em casos de obesidade mórbida ou quando o usuário possui agravamento de alguma doença por conta do peso, para pessoas de 18 a 65 anos, conforme a Portaria 424/2013 do Ministério da Saúde, que redefine as diretrizes para a organização da prevenção e do tratamento do sobrepeso e obesidade como linha de cuidado prioritária da Rede de Atenção à Saúde das Pessoas com Doenças Crônicas.

Vida Saudável – De acordo com a coordenadora do projeto João Pessoa Vida Saudável, Ellen Correia, o sedentarismo é uma das principais influências para desenvolver a obesidade e a pratica contínua de atividades físicas é um grande auxilio.

“A prática de atividades físicas resulta em benefícios, como a construção de hábitos saudáveis, a redução do índice de sedentarismo e, com isso, a diminuição da incidência de doenças cardiovasculares e um melhor controle da pressão arterial, obesidade e diabetes”, comentou.

Obesidade – A Obesidade é uma enfermidade caracterizada pelo acúmulo excessivo de gordura corporal, associada a problemas de saúde, além de ser o fator de risco para uma série de doenças ou distúrbios tais como hipertensão arterial, diabetes mellitus, doenças cardiovasculares entre outras.

Pessoas obesas apresentam limitações de movimento, tendem a ser contaminadas com fungos e outras infecções de pele em suas dobras de gordura, com diversas complicações, podendo ser algumas vezes graves. Além disso, sobrecarregam sua coluna e membros inferiores, apresentando a longo prazo degenerações (artroses) de articulações da coluna, quadril, joelhos e tornozelos, além de doença varicosa superficial e profunda (varizes) com úlceras de repetição e erisipela.

Cuidado – O tratamento da obesidade envolve necessariamente a reeducação alimentar, o aumento da atividade física e, eventualmente, o uso de algumas medicações auxiliares. Dependendo da situação de cada paciente, pode ser indicado o tratamento comportamental envolvendo o psiquiatra.

Nos casos de obesidade secundária a outras doenças, o tratamento deve inicialmente ser dirigido para a causa do distúrbio. Para começar o tratamento correto é indicado procurar uma Unidade de Saúde da Família (USF) para consulta médica.

É importante ressaltar que o procedimento cirúrgico só é realizado em últimos casos, quando o paciente não responde aos tratamentos iniciais com atividades físicas e reeducação alimentar.

Prevenção – De acordo com a Sociedade Brasileira de Cardiologia, as doenças cardiovasculares afetam aproximadamente de 17 milhões de brasileiros por ano. A instituição alerta que atitudes simples podem ajudar a controlar os fatores de risco e prevenir as doenças cardiovasculares. Cuidar da alimentação é o primeiro passo. A pessoa deve realizar cinco ou seis refeições ao dia, evitar ‘beliscar’ entre as refeições, mastigar bem os alimentos, aumentar o consumo de fibras, reduzir o sal, dar preferência aos alimentos fonte de potássio.

Além disso, é importante incluir atividades físicas na rotina, evitar o cigarro, manter um peso saudável e conhecer seus números: pressão arterial, níveis de colesterol e glicose, circunferência abdominal, índice de massa corpórea (IMC) e limite a ingestão de álcool.

IMC – O Índice de Massa Corporal (IMC) é reconhecido pela Organização Mundial de Saúde (OMS) como referência para a medida do peso. Ele é calculado dividindo-se o peso (em kg) pelo quadrado da altura (em metros). O resultado revela se o peso está dentro da faixa ideal, abaixo ou acima do desejado. Você pode calcular o seu IMC, através do link: http://goo.gl/sAsmAI

Classificação do IMC:

Menor que 18,5 – Abaixo do peso

Entre 18,5 e 24,9 – Peso normal

Entre 25 e 29,9 – Sobrepeso (acima do peso desejado)

Entre 30 e 34,9 – Obesidade Grau I

Entre 35 e 39,9 – Obesidade Grau II

Igual ou acima de 40 – Obesidade Mórbida



Os comentários a seguir são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.
// //