Paraíba

Situação dos açudes da Paraíba após ultimas chuvas, segundo a AESA


31/03/2019

Açude que abastece Poço Dantas faltando 50 centímetros para sangrar. Foto Cofemac

Após as ultimas chuvas alguns açudes acumularam mais água, no entanto, outros continuam em baixa. A Agência Executiva de Gestão das Águas do Estado da Paraíba (AESA) acompanha diariamente a evolução dos açudes da Paraíba.

Segundo dados da AESA, os açudes maiores em volume são: Mares, localizado em João Pessoa, com 77% da sua capacidade e Gramame / Mamuaba, no Conde, com 67,12%. Já os de menores volumes segue com 3,53% o açude de Sumé, seguido pelo Acauã com 5,78% de sua capacidade. Os dados são do dia 29 do mês de março.

Confira o gráfico da AESA:

Evolução dos Açudes na Paraíba. Dados da AESA do dia 29 de março de 2019.

Nesta sexta-feira (29) um Portal do Sertão Cofemac, mostrou que as chuvas nos últimos dias na região de Poço Dantas elevou bastante o nível de água do açude que abastece a cidade. O manancial que tem capacidade para 1 milhão de metros cúbicos, está perto de sangrar, faltando apenas 50 centímetros. Esse açude, ao sangrar, levará água até a barragem de Capivara. Ele é uma das principais fontes de água para a barragem, que está quase seca, com apenas 3% do seu volume total.

Ainda no município de Poço Dantas, um pequeno açude que fica na comunidade de Baixio dos Galdinos começou a sangrar nessa sexta-feira. Segundo a AESA, as chuvas dessa sexta-feira foi em Poço Dantas de 27,5 mm / Bernardino Batista 39,6 mm / Poço de José de Moura 1,9 mm / Vieirópolis 3,0 mm

 

 

 

Portal WSCOM com AESA e Portal Cofemac.



Os comentários a seguir são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.
// //