Paraíba

Semob ajusta semáforos da orla para o Extremo Cultural

Mudaças


11/01/2013



 Neste sábado, 12, o efetivo de agentes na orla de João Pessoa será reforçado apara garantir a segurança da população. O motivo da presença da Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana (Semob) é a realização do projeto Extremo Cultural – Onde o Som Toca Primeiro, promovido pela Prefeitura da Capital. Estarão participando da ação 37 homens.

Para garantir a fluidez do tráfego, a Semob vai ajustar os tempos dos semáforos em toda a extensão da orla. A nova programação semafórica, exclusiva para o Extremo Cultural, vai permitir mais tempo de verde e fluidez nas vias onde a demanda de veículos esteja maior em função do deslocamento das pessoas em direção ao evento, o que vai reduzir sensivelmente as filas de veículos formadas no local. Os tempos de verde e vermelho poderão ser redefinidos, caso haja necessidade.

Com o reforço no efetivo e a alteração na programação dos semáforos, a Semob espera reduzir os transtornos causados pela grande concentração de veículos nas vias próximas ao Busto de Tamandaré, onde estarão acontecendo as apresentações no palco do projeto Extremo Cultural.

Centro

Os shows no Ponto de Cem Réis também contarão com esquemas já utilizados pela Semob em eventos anteriores e um efetivo de 15 agentes de mobilidade para o monitoramento da área, além de viatura para dar apoio.

Nesta sexta-feira (11), a interdição das vias do Centro começa a partir das 17h30, com o fechamento do horário comercial, para evitar transtorno e atraso para o primeiro show do projeto. Serão bloqueadas a Praça 1817, na altura da garagem da Assembléia Legislativa do Estado, e a Rua Arthur Aquiles com a 13 de Maio, com o objetivo de deixar a Avenida Visconde de Pelotas livre para veículos oficiais e de emergências, além do público que prestigiará o evento.

Orla

O plano de operação montado será utilizado em todos os shows do projeto Extremo Cultural, na orla. As intervenções começam a partir das 18h, no trecho do Busto de Tamandaré. Será isolado o trecho entre a Rua José Augusto Trindade (Tambaú) e a Rua Índio Arabutan (Cabo Branco), assim como a Avenida Epitácio Pessoa, entre a Rua Marcionila e o Busto de Tamandaré.

Os veículos que estiverem na Epitácio Pessoa, no sentido da praia de Tambaú, não terão acesso ao Busto de Tamandaré, tendo como alternativa a Avenida Nossa Senhora dos Navegantes para chegar à orla. Já os motoristas que quiserem chegar à praia de Cabo Branco farão o percurso pela Rua Juiz Amaro Bezerra (lateral da Localiza).

Transporte coletivo

A operação das linhas do sistema de transporte coletivo vai sofrer alteração para atender aos usuários que vão assistir aos shows no Ponto de Cem Réis e no Busto de Tamandaré.

Para os shows no Busto de Tamandaré, as linhas 204 (Cristo), 511 (Tambaú/Rui Carneiro), 513 (Tambaú/Bessa), 701 (Alto do Mateus), 109 (Rua do Rio), 116 (Colinas do Sul), 5201 (Colinas do Sul via Rangel), 2300 (Circular), 5600, 5603 e 5605 (Mangabeira/Shopping) serão reforçadas com viagens extras até as 2h.

As linhas do Projeto Tetéu realizarão duas viagens extras a partir do Terminal de Integração do Varadouro, em horários intercalados aos já existentes.

Para os eventos no Ponto de Cem Réis, as linhas 302 (Mangabeira/Cidade Verde), 505/503 (Ipês via Padre Zé), 109 (Rua do Rio), 5201 (Colinas do Sul/Epitácio Pessoa/Rangel), 701 (Alto do Mateus) 3200 (Circular), 2300 (Circular), e as linhas do Projeto Tetéu, realizarão uma viagem extra, passando pelo Parque Solon de Lucena (Lagoa) à 1h.

Recomendação

A Semob recomenda à população que contribua para fluidez e segurança do trânsito, evitando estacionar em locais proibidos, sobretudo em cima de calçadas, nas esquinas e em frente a garagens. Alerta ainda que os condutores que forem ingerir bebidas alcoólicas não dirijam, procurem utilizar o transporte coletivo, táxis ou eleger o motorista da rodada.

Para informações ou reclamações a população pode ligar para a Central de Reclamações e Informações (Cerin), pelo telefone 0800 281 1518.



Os comentários a seguir são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.
// //