Paraíba

Sem crédito suplementar, CNPq suspende novas bolsas por falta de verbas

De acordo com o órgão, o orçamento previsto para 2019 é insuficiente até mesmo para pagar as 84 mil bolsas que já estão em vigência.


25/07/2019

Imagem reprodução/Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq)

O Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), ligado ao Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC), anunciou a suspensão da concessão de novas bolsas de pesquisa enquanto o governo Jair Bolsonaro não liberar crédito suplementar. De acordo com o órgão, o orçamento previsto para 2019 é insuficiente até mesmo para pagar as 84 mil bolsas que já estão em vigência.

 

O edital interrompido foi lançado em junho do ano passado e previa duas chamadas de pesquisadores selecionados, uma no início e outra no meio deste ano. Estava prevista a liberação de R$ 60 milhões para doutorandos, pós-doutorandos e professores visitantes. 

 

A suspensão até o fim de setembro tem como expectativa a liberação de um crédito suplementar. O ministério pediu ao governo federal uma suplementação de R$ 310 milhões, valor que seria necessário para pagar as 84 mil bolsas em vigência. As informações são do Brasil 247.



Os comentários a seguir são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.
// //