menu

Paraíba

11/09/2019


Sedurb monta ação para retirada de ambulantes; protestos acontecem no Centro da Capital

Acompanhados da Guarda Civil Municipal e da Polícia Militar, os agentes de controle urbano impediram que os ambulantes se instalem nas calçadas.

Imagem reprodução/Agentes retiram ambulantes do Centro da Capital.

A Secretária de Desenvolvimento Urbano (Sedurb) da Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP) realiza, desde as primeiras horas desta quarta-feira (11), uma ação para desocupar as calçadas do Centro de João Pessoa. Manifestantes insatisfeitos montaram uma barricada com pneus bloquearam o acesso da Avenida Almirante Barroso.

 

Acompanhados da Guarda Civil Municipal e da Polícia Militar, os agentes de controle urbano impediram que os ambulantes se instalem nas calçadas. A movimentação foi pacífica. Insatisfeitos, eles queimaram pneus e bloquearam o acesso principal da via.

 

Imagem reprodução/Agentes retiram ambulantes do Centro da Capital.

 

Os ambulantes pedem que, caso haja a retirada permanente, eles sejam instalados em um espaço que possam vender e expor os produtos. No confronto mais recente entre Sedurb e ambulantes, no dia 16 de agosto, os comerciantes informaram que o espaço destinado para eles ficava longe da moradia deles e inviabilizava o transporte.

O que diz a PMJP

O secretário Zennedy Bezerra explicou que os ambulantes foram informados na sexta-feira (6), assim como os lojistas que expõe os produtos nas calçadas. A ação começou na rua Duque de Caxias, mas outras vias também devem ser ocupadas permanentemente com o objetivo de devolver o espaço de mobilidade ao pedestre.

 

Apesar do Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) firmado entre o Ministério Público da Paraíba e a Prefeitura de João Pessoa para deixar o passeio público livre, os ambulantes continuaram ocupando áreas do Centro, a exemplo do calçadão do Ponto de Cem Réis, com carrinhos de frutas e verduras.

 

ASSISTA:

 

Da Redação 
Portal WSCOM