menu

Policial

05/02/2013


Presídios: secretário quer mudar cenário

Após mais um motim

O secretário estadual da administração Penitenciária, Walber Virgolino, admitiu, nesta terça-feira (05), após mais uma operação realizada no presídio do Róger, a fragilidade no cenário encontrado nos presídos do estado e a necessidade de intervenção mais forte na unidade prisional em João Pessoa. Na manhã de hoje, foi realizada uma operação de segurança (pente fino), na qual foram encontrados vários celulares, um pé de cabra e até um roteador de internet.

“Isso demonstra a fragilidade do cenário encontrado no Roger e a necessidade de intervenção mais forte nesta unidade”, afirmou.

O secretário, que assumiu o cargo no início da semana passada, e já enfrentou algumas rebeliões, disse que a ação dos apenados não preocupa o Estado. Mas, previu que novas manifestações violentas possam ocorrer. 

“Nos já estávamos esperando este tipo de motim, este tipo de rebelião diante do arrocho. Quando nós mudamos a mentalidade, a forma de agir, este pessoal tende a se manifestar, e a manifestação é violenta. Mas, estamos preparados, estas manifestações não abala a nossa a gestão”, sustentou.

Walber Virgolino disse também que conta com o apoio do governador Ricardo Coutinho para “moralizar o sistema prisional paraibano, sem abrir mão da disciplina, mas respeitando os direitos dos presos”.

O secretário também descartou que esteja ocorrendo ações em cadeia para desestabilizar sua administração. “Tenho certeza que na Paraíba o crime organizado não é tão organizado como a gente pensa. Em Santa Catarina e São Paulo pode ser que isto ocorra, mas aqui eu não acredito não”, sustentou.