Futebol

Santos e Corinthians decidem Copa SP após 30 anos e fazem prévia para 4ª

Neste sábado


25/01/2014



 Santos e Corinthians iniciam neste sábado, às 10h (de Brasília), no Estádio do Pacaembu, a disputa pelo primeiro título da temporada, o da 45ª Copa São Paulo. Adversários em quatro outras finais somente neste século (uma no Campeonato Brasileiro e três no Paulista), os rivais voltam a decidir o título da Copinha exatamente 30 anos após a única vez em que se enfrentaram em uma final de competição e esquentam, ainda mais, o primeiro clássico paulista da temporada, marcado para a próxima quarta-feira. O Terra acompanha a decisão minuto a minuto a partir das 9h50 (de Brasília).

Os Meninos da Vila buscam, somente, o terceiro título da competição, enquanto os jovens corintianos a nona conquista. A diferença, no entanto, é estreitada pela tradição reveladora dos clubes e, principalmente, a campanha impecável do Santos até a final.

Favorito, Santos entra mordido para coroar campanha perfeita

O Santos chega à final indignado com a Federação Paulista de Futebol (FPF) e alegando privilégios para o seu rival devido a carga de ingressos e a divisão de setores do Estádio do Pacaembu para o o confronto. A equipe dirigida pelo técnico Pepinho Macia administra o favoritismo sustentado pelos 100% de aproveitamento, além do melhor ataque da competição, com 27 gols, e a melhor defesa, só dois gols sofridos.

Sem grande parte da base campeã da última Copinha, e ainda sem contar com Neilton durante quase toda a competição, o renovado Santos tem ainda o artilheiro do torneio, Stéfano Yuri, com 9 gols, e confia em seu poderio ofensivo completado pelo também atacante Diego Cardoso e o meia Serginho para surpreender.

Após vencer o Atlético-MG por 3 a 0 na última terça-feira, os Meninos da Vila seguiram em São Paulo para realizarem os últimos trabalhos preparatórios para a decisão. Se não terá Neilton, Pepinho conta com o retorno de dois titulares: o zagueiro Nailson e Diego Cardoso. Serginho, que preocupava, treinou normalmente e deve jogar. Se vencer, o título consagrará, ainda mais, a geração supercampeã do Santos nas categorias de base que conquistou tudo: a própria Copinha, além da Copa do Brasil e o Paulista da categoria.

Com isso, o provável Santos terá: João Paulo; Daniel Guedes, Paulo Ricardo, Naílson e Zé Carlos; Lucas Otávio, Fernando Medeiros e Serginho; Jorge Eduardo, Stéfano Yuri e Diego Cardoso.

Corinthians defende hegemonia e sonha retomar veia reveladora

O Corinthians, por sua vez, se apega também a própria hegemonia na competição e a sua ainda casa, o Pacaembu, para combater o favorito Santos. A também ótima campanha corintiana, dirigida pelo técnico Osmar Loss, pode terminar em mais um título – o quinto só neste século -, mas quer ficar marcada, principalmente, pela volta dos meninos do Terrão com destaque entre os profissionais.

"A formação de jogadores é o principal pra qualquer categoria de base. Promover atletas foi o principal intuito para o qual eu fui contratado pelo Corinthians. Só que eu sei que não existe uma formação sólida se não houver conquista, se não houver vitória, se não houver resultado. E este momento que estamos vivendo é o de confirmar o rendimento, que é o principal dentro do processo de formação, com o resultado", disse Loss.



Os comentários a seguir são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.
// //