menu

08/01/2018


O significado das letras das canções de Chico Buarque

 

As letras contidas nas músicas têm o sentido de expressar o pensar da vida em todas as suas circunstâncias. O compositor ao escrever o texto que integrará a sua composição musical procura refletir o seu modo de ver e viver o mundo. É a forma de revelar sentimentos, sejam eles quais forem: paixão, saudade, tristeza, euforia, protesto, crítica social, etc.

Para o ouvinte da canção a letra muitas vezes passa despercebida. Nem todo mundo consegue refletir sobre a mensagem contida na letra de uma música. Não alcança o que está por trás de sua manifestação oral. Fica imperceptível o conteúdo das entrelinhas. Os compositores, na intenção de enriquecer um conteúdo poético do texto usam de metáforas, deixando o entendimento do quer dizer na expressão subliminar.

Por isso, cada indivíduo capta o significado da letra de uma canção de forma particular, singular. A reação emocional fica na dependência também do momento e do estado de espírito de quem ouve. Nem sempre a interpretação está de acordo com o que pretendeu dizer o autor da canção. Não podemos, no entanto, para melhor assimilação da mensagem, ignorar o contexto histórico em que a música foi elaborada.

Essas considerações vêm a propósito do livro UM OLHAR INTERPRETATIVO DAS CANÇÕES DE CHICO, recentemente lançado, onde assumo a ousadia de escrever crônicas inspiradas em letras da obra musical do maior compositor da MPB, Chico Buarque de Holanda. Na verdade a proposta é de convidar o leitor a refletir comigo sobre as mensagens postas nas melodias de suas canções. Nada mais rico como expressão poética. Nada mais importante como exercício de pensar a vida. Chico, por sua condição de genialidade, mostra-se capaz de ser intérprete do pensamento nacional, em todas as suas manifestações, sejam quando revela sentimentos românticos, sejam quando assume posturas de rebeldia ou de abordagem das questões sociais que afligem cada um de nós.

Portanto, o livro tem esse objetivo: despertar o interesse em apreender o significado da comunicação musicada que Chico Buarque faz através das letras de suas canções. Não necessariamente haverá concordância com a minha interpretação, mas, certamente, fará com que o leitor passe a ouvir seu repertório musical prestando atenção nas letras de cada canção.

• Os interessados na aquisição do livro deverão manter contato com o autor através do email: [email protected] .
 

Notícias relacionadas