Política

Ricardo questiona ‘grau intelectual’ de Bolsonaro e elogia ações do Consórcio Nordeste


22/09/2019

Ricardo Coutinho



O ex-governador Ricardo Coutinho (PSB) falou sobre a conjuntura política nacional à durante o IV Encontro Nacional de Comunicação, realizado em São Paulo. Na entrevista, ele alfinetou o presidente Jair Bolsonaro sobre as declarações relacionadas ao Nordeste.

 Coutinho falou ainda sobre o consórcio Nordeste. Ele afirmou que a ação muda o patamar da região e é ‘um grande passo’. Segundo ele, a discussão sobre a necessidade da união do Estado ocorria já na sua gestão.

“A gente tinha uma discussão acumulada sobre a necessidade disso desde 2011 e 2012. A eclosão do processo que levou ao golpe (contra a ex-presidenta Dilma Rousseff) fez com que os governos todos meio que se retraíssem acerca desse tema. Mas o Consórcio é um instrumento fundamental para a gestão de uma região que tem uma mesma condição geográfica, uma mesma condição política… porque o Nordeste tem uma identidade, né ? Isso ficou provado nas eleições. E, ao mesmo tempo, ajuda a solucionar determinados problemas que são comuns a todos nós”, disse à Agência Saiba Mais.

O ex-governador ainda avaliou a declaração do Bolsonaro, que se referiu aos nordestinos como “paraíbas” e ainda atacou o governador do Maranhão Flávio Dino (PCdoB).

“Eu acho que isso é compatível com o grau intelectual dele. O presidente, infelizmente, não consegue ter uma compreensão de civilidade, de sociedade, à altura do cargo de um presidente. Então ele desconhece Raquel de Queiroz, desconhece Patativa do Assaré, desconhece Câmara Cascudo. Ele não sabe de onde veio Augusto dos Anjos, ele não tem ideia de quem seja José Lins do Rêgo. Talvez nunca tenha ouvido uma música do Caetano Veloso, Djavan, Zé Ramalho, Chico César. Então é um cidadão que não tem sensibilidade, nem sabe o que é cultura. É um ser aculturado pela violência, pelo ódio, pelo desprezo. Então ele prefere essas palavras que, claro, isso não nos atinge”, declarou.

_

Portal WSCOM



Os comentários a seguir são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.
// //