Ricardo entrega novo gramado padrão Fifa do estádio O Amigão

Na imagem, o governador Ricardo Coutinho em evento de inauguração do novo gramado

O governador Ricardo Coutinho inaugurou, nesta quarta-feira (19), em Campina Grande, o novo gramado esportivo do Estádio Ernani Sátyro (O Amigão). Um amistoso entre Campinense e Treze – clássico do futebol paraibano – marcou a inauguração do gramado, com sistema de drenagem e irrigação.

Com recursos do Tesouro Estadual, o novo gramado de O Amigão recebeu investimentos superiores a R$ 1,3 milhão, ganhando, entre outras melhorias, terraplenagem, valas para tubulação de irrigação, controladores automáticos e revestimento vegetal (grama tipo Bermuda Tifway), com certificação norte-americana.

Na ocasião, Ricardo destacou a qualidade do gramado entregue aos campinenses. “Essa obra é fundamental. Dotar o Amigão do melhor gramado possível – já que não tem gramado no mundo melhor do que esse – tem um significado muito melhor para mim. Estou muito feliz de estar, nestes últimos dias de gestão, mas neste ritmo: entregando as coisas que o povo e, particularmente Campina Grande, tanto necessita”, afirmou.

“Essa inauguração era muito esperada por mim. Eu gostaria de ter feito essa obra em janeiro mas, em função do pedido dos clubes e da própria federação, nós retardamos o início para que pudéssemos terminar o Campeonato Paraibano e as competições que os times de Campina Grande estavam disputando, seja o Nordestão ou a Série D”, prosseguiu Ricardo Coutinho, anunciando a inauguração do Mutirão do Serrotão, a maior obra de urbanização dos últimos 50 anos em Campina Grande para o próximo dia 31.

Homenageados – Além do clássico entre Campinense e Treze, a inauguração do novo gramado esportivo de O Amigão foi marcada por homenagens ao jogador Marcelinho Paraíba, autor do último gol no gramado antigo do estádio, e ao pai dele, o ex-jogador Pedrinho Cangula, autor do primeiro gol no antigo gramado, em 1975. Ambos receberam o troféu Rádio Tabajara/Waldir Acessórios das mãos do governador Ricardo Coutinho.

Marcelinho Paraíba agradeceu a homenagem e os investimentos no novo gramado de O Amigão. “Eu recebo essa homenagem com muita alegria, com muita honra. Estou feliz ainda em ver o gramado do Amigão lindo desse jeito, digno do bom futebol”, comentou.

O pai de Marcelinho, autor do primeiro gol no antigo gramado do Amigão, em 15 de março de 1975, uma semana após a inauguração do estádio, também agradeceu a homenagem.  “É um orgulho receber esse reconhecimento nessa festa tão bonita para o nosso futebol”, disse, ressaltando a felicidade com o novo gramado.

O aposentado Marcos Batista frequenta há muito tempo O Amigão, e se disse emocionado com o novo gramado do estádio. “Com esse gramado, o espetáculo que é o futebol será ainda melhor, com grandes partidas. Só temos a agradecer ao governador Ricardo Coutinho”, disse. Emoção compartilhada pelo estudante Douglas Alves: “O gramado desse jeito é um grande incentivo para a gente frequentar o estádio ainda mais”.

Participaram ainda da solenidade de inauguração do novo Estádio O Amigão a vice-governadora Lígia Feliciano; a superintendente da Superintendência de Obras do Plano de Desenvolvimento do Estado (Suplan), Simone Guimarães; a secretária de Estado das Finanças, Amanda Rodrigues; a secretária executiva de Juventude, Esporte e Lazer, Priscilla Gomes; e o secretário executivo do Planejamento, Fábio Maia; e o deputado federal Damião Feliciano, entre outras autoridades.

Investimentos – Os investimentos do Governo do Estado no novo gramado de O Amigão são da ordem de R$ 1.372.330,46.

A obra atende aos mais altos padrões de qualidade, e ganhou as seguintes melhorias: terraplenagem, valas para tubulação de irrigação, tubulação em PEAD e conexões, controladores automáticos, acessórios de automação, instalação elétrica, válvulas para irrigação, aspersores, bombeamento, filtragem,  sistema de drenagem, revestimento  vegetal (grama tipo Bermuda Tifway  em rolos  de (0,70×40)m produção certificada por Instituto de Pesquisa Norte Americano, que atende aos mais altos padrões de qualidade), preparo da base  Top Soil e  instalação de prevenção  e combate a incêndio.

 

Com informações Secom-PB