Futebol

Reserva não freia empolgação de Rafinha na sub-20: ‘Maravilhoso’

Seleção SUb-20


08/01/2013



Desde a apresentação da Seleção sub-20, em 10 de dezembro, o técnico Émerson Ávila deixou claro que iria esperar por Rafinha Alcântra, que se juntou ao grupo somente depois do Natal. Com status de estrela, o meia-atacante do Barcelona, que é filho do tetracampeão Mazinho e irmão de Thiago Alcântra (jogador do Barça e da Espanha), apresentou-se no meio da preparação na Ganja Comary, em Teresópolis, e terá de esperar para começar como titular.

Para a estreia no Sul-Americano contra o Equador, na quinta-feira, o técnico optou pelos meias Mattheus (Flamengo, filho de Bebeto) e Felipe Anderson (Santos) na armação. Rafinha, porém, não tem pressa.

– Isso para mim é o futebol. Sempre vou trabalhar para ser titular, mas o mais importante é ajudar o time. Se não der para ser titular, vou procurar ajudar de alguma maneira. O importante é o grupo e o coletivo.

As mais de duas semanas de atraso na apresentação à Seleção, por conta da liberação do Barcelona, não atrapalharam o entrosamento de Rafinha com os novos companheiros. Defendendo as cores brasileiras pela primeira vez (teve uma passagem pela Espanha sub-19), o meia do Barcelona não se cansa de repetir que está concretizando um sonho.

– É um grupo muito bom e muito fácil de trabalhar. Todos são gente boa. O grupo é muito forte e muito amigo também. A adaptação está sendo muito boa. Esse grupo é maravilhoso. Para mim, sempre foi um sonho jogar na seleção brasileira, e realizar essa sonho está sendo maravilhoso.

Rafinha tomou a decisão de defender a seleção brasileira em detrimento da Espanha fazendo um caminho oposto ao do irmão (Thiago Alcântara, também atleta do Barça). Ele nasceu em São Paulo, mas começou a carreira nas categorias de base do Flamengo. Aos 13 anos, o meia, assim como seu irmão, saiu do clube da Gávea para defender o time da Catalunha. Ambos são filhos do tetracampeão Mazinho que, na Europa, jogou em clubes da Itália e Espanha. Por conta disso, Rafinha e Thiago possuem passaporte espanhol.

Enquanto Thiago atua ao lado de Messi, Daniel Alves, Iniesta e companhia no time principal do Barcelona, Rafinha, que já teve passagens no time “de cima”, é uma das principais referências do Barça B, que disputa a Segunda Divisão do Campeonato Espanhol. O jogador, que completará 20 anos em fevereiro de 2013, chegou a defender a base da Fúria em outras oportunidades e vestirá a amarelinha pela primeira vez na vida.



Os comentários a seguir são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.
// //