Paraíba

Ramalho Leite dá parecer favorável à candidatura de Ney à APL e destaca curriculum ampliado

O escritor e acadêmico Ramalho Leite foi o indicado para ser relator sobre as condições de Ney concorrer a vaga de Carlos Romero na Academia Paraíba de Letras.


29/05/2019

Por Walter Santos/Portal WSCOM

O escritor e acadêmico Ramalho Leite foi o indicado para ser relator sobre as condições do empresário, ex-senador e homens das letras – tem 12 livros publicados – concorrer a vaga de Carlos Romero na Academia Paraíba de Letras.

 

Ramalho destaca o vasto curriculum de Ney Robinson Suassuna e lhe dá condição de elegibilidade.

 

Eis o relatório de Ramalho Leite:

ACADEMIA PARAIBANA DE LETRAS
CONSELHO DIRETOR
RELATÓRIO E PARECER Nº 01_____
RELATOR: SEVERINO RAMALHO LEITE (CADEIRA 07)Abre-se nesta Academia Paraibana de Letras a sucessão da Cadeira nº 27, vaga com o falecimento do escritor e imortal CARLOS AUGUSTO ROMERO. No prazo concedido em edital, devidamente publicado na imprensa local e amplamente divulgado, inscreveram-se vários nomes como candidatos à categoria de Sócio Efetivo da APL.
O presidente desta Casa designou-me relator do processo de inscrição do escritor NEY ROBINSON SUASSUNA, paraibano de nascimento e radicado, atualmente, no Rio de Janeiro.
Feito esse preâmbulo, passo a relatar:
Ney Suassuna, como se tornou conhecido no mundo social, político e econômico do Brasil e, notadamente, da Paraíba, começou sua carreira como professor em Campina Grande. Bacharelou-se em administração, economia, pedagogia e especializou-se em Inglês e em processamento de dados em escolas americanas do norte.
Como educador, foi presidente do Grupo Educacional Anglo-Americano, do Grupo Educacional SESAT exercendo, ainda, as atividades de professor universitário na UFRJ, onde lecionou administração e economia. Fez parte do corpo docente da Fundação Getúlio Vargas e da Universidade Santa Úrsula, da Escola de Formação de Oficiais da Aeronáutica e do Curso de Formação de Técnicos da Petrobrás.
Enveredando pela seara político-administrativa do país, foi Senador da República, Ministro de Estado e ainda hoje, ocupa a primeira suplência de senador, pela Paraíba. No exercício dessas funções eletivas ou não, destacou-se como ninguém, projetando, através de suas ações, o seu nome e o da sua Paraíba.
Ao chegar, para tentar ocupar uma cadeira nesta Academia, o candidato ostenta já outros galardões, como por exemplo, o de membro da Academia Nacional de Ciências da Administração, da Academia Internacional de Administração e membro do Conselho de Educação do Rio de Janeiro. Sua experiência no campo da diplomacia, o fez, até o presente, Consul Honorário da Grécia no Rio de Janeiro.
Suas condecorações ocupariam espaço excessivo nesse parecer que se recomenda curto, mas, desde a Associação Brasileira de Imprensa, pelo Mérito Jornalístico, até a Ordem do Mérito Militar, conferido pelo Estado Maior das Forças Armadas, sem esconder a comenda da Ordem do Mérito das Belas Artes, que recebeu desde 1978 e a do Mérito Cultural da Magistratura, conferida pelo Instituto dos Magistrados do Brasil.
O riquíssimo curriculum do candidato envolve ainda, medalhas, prêmios internacionais e cidadanias honorárias e missões as mais diversas, que espelham sua vasta folha de serviços prestados à sociedade brasileira, em todas as áreas, notadamente na área educacional e cultural.
Ney Robinson Suassuna nos presenteia, também, com uma vasta bibliografia que envolve, desde sua atuação parlamentar, a ensaios, crônicas, memorias e discursos.
Doze volumes compõem suas publicações referentes à atuação parlamentar entre 1995 e 2006. As crônicas foram reunidas em livro com a denominação de SABOR DE MANGA. Suas memorias juvenis e algumas outonais, formam o volume ABRINDO O BAÚ, UMA VOLTA AO PASSADO.
Excursiona pelo teatro com a peça DEMOCRACIA TROPICAL e na seara da genealogia, publicou a SAGA SUASSUNA. É poeta e compositor, gravando vários CD com seus versos e composições musicais. É o relatório.
CONCLUSÃO E PARECER:
“A APL tem como objetivo registrar, difundir, preservar e estimular a cultura e as realizações literárias e artísticas do Estado da Paraíba, notadamente pelo estudo e divulgação das obras e realizações culturais de personalidades, nascidas no estado ou não, importantes para esses objetivos”, conforme o disposto no art. 2º dos nosso Estatuto Social.
Por outro lado, para fazer parte do seu quadro social, o nosso documento base exige que o candidato, escolhido em Assembleia Geral, tenha dado “ contribuição singular às letras, artes e ciências’.
Compulsando o vastíssimo curriculum vitae do candidato Ney Robinson Suassuna, e a documentação que o acompanha, concluo que o candidato preenche as exigências estatutárias, estando apto a concorrer à Cadeira 27  desta respeitável instituição. Sendo eleito, por certo, dará grande contribuição aos objetivos desta Casa de Coriolano de Medeiros.João Pessoa, 20 de maio de 2019
Severino RAMALHO LEITE, Relator
Cadeira 07.


Os comentários a seguir são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.
// //