menu

Brasil & Mundo

15/04/2019


Psicóloga paraibana se destaca e recebe convite para ampliar conhecimentos em Universidade de Nova Iorque

 A psicóloga paraibana Shimena Crisanto se encontra nos Estados Unidos a convite da ‘The David Falk College of Sport and Human Dynamics at Syracuse University’ (Faculdade David Falk de Esporte e Dinâmicas Humanas da Syracuse University) para realizar uma série de atividades dentro de sua área de atuação. A psicóloga se destacou devido as inúmeras atividades que vem realizando dentro do universo esportivo brasileiro.

 Durante todo esse mês de abril, Shimena terá reuniões e aulas pontuais como diretor de Locais de Esporte e Planejamento de Eventos e psicólogo de esportes e ex-jogador profissional de tênis, o professor/doutor, JeffPauline, e com o ocupante da Cadeira de Professor Distinto David B. Falkde Gerenciamento de Esportes e autor de vários livros incluindo “SportsBusiness Unplugged: Leadership Challenges from the World of Sports”, o professor Rick Burton. De acordo com Shimena, essa reunião é de suma importância e de grande aprendizado, uma vez que Jeff Pauline é um consultor, certificado da Associação para o Avanço da Psicologia Aplicada ao Esporte.

 “Ele é consultor de uma variedade de atletas e equipes amadores e profissionais.Suas consultas se concentraram no aprimoramento do desempenho, na criação de equipes, no gerenciamento do estresse e na criação de equilíbrio entre mente, corpo e espírito, justamente meu foco”, disse a psicóloga explicando que também vai abordar temas de atuação aqui no Brasil.

 Dentro das atividades, Shimena terá aulas e reuniões na School of Education – Health and Exercise Science (Escola de Educação –Departamento de Saúde e Ciência do Exercício Físico, com o professor/doutor Tiago Barreira, pesquisador especialista em medidas objetivas de atividades físicas (PA), especificamente usando pedômetros e medidores de aceleração. O seu foco de pesquisa é atividades físicas,composição corpórea e doenças cardiovasculares.

 A psicóloga ainda terá reuniões com o psicólogo e pró-reitor do Centro Stevenson de desenvolvimento acadêmico de alunos atletas, Manley Field House Estabelecimento Atlético, Tommy Powell. Paraibana, natural de João Pessoa, Shimena Crisanto tem apenas 28 anos,mas vem se destacando no cenário brasileiro com seu trabalho voltado para esta área pouco explorada na região.

 Graduada em Psicologia pela Unipê, Shimena é Pós-graduada em Teoria Cognitiva Comportamental pela Unicap (PE) e Pós-graduanda em Psicologia Positiva pela Puc (RS), além de carregar na bagagem cursos de formação em Psicologia do Desportopelo Ceppe (SP): em Neurofeedback pela Neuroway (SP); em Realidade Virtual Aplicada a Psicologia pela Neuroway (SP) e curso de Treinamento Mental pela Neuroway (SP). Atualmente é psicóloga do Ortotrauma de Mangabeira, em João Pessoa; da Clínica e do Esporte na IOTEP; psicóloga esportiva do CT Set7 esporte center; psicóloga do esporte do Ct Cangaço de vôlei de praia e psicóloga do esporte do time de basquete Unifacisa, em Campina Grande.