menu

Artes

24/03/2013


Projeto Terra irá divulgar artesanato

Visibilidade

O artesanato paraibano será mapeado e divulgado nacionalmente, através do Projeto Terra, uma iniciativa do biólogo, economista e apresentador de TV, Richard Rasmussen. Na Paraíba, o projeto será realizado em parceria com o Sebrae e será formalizado nesta segunda-feira (25). A ideia do projeto é produzir vídeos documentários e livros fotográficos sobre o artesanato e a vida dos artesãos.

À frente de programas de televisão sobre animais do bioma de várias partes do mundo, há mais de 10 anos, Richard Rasmussem afirmou que viu a necessidade de apresentar também a arte e a cultura local por onde passa. Segundo ele, o diferencial do projeto está em dois pontos: no mapeamento do melhor da produção do artesanato no interior dos estados brasileiros e no modo como este artesanato será apresentado.

Para a gestora do Artesanato no Sebrae Paraíba, Maísa Duarte, a parceria será uma grande oportunidade para a divulgação da produção artesanal do Estado. “O projeto irá valorizar a cadeia produtiva do artesanato, ressaltando os valores simbólicos e históricos das comunidades”, disse Maísa.

Primeiramente será feito um mapeamento, com uma pesquisa in loco para conhecer as comunidades locais. Depois, toda a informação será selecionada, organizada e sistematizada para a concepção de um produto audiovisual (vídeos documentais, livros de fotografias e textos). Na terceira e última etapa, serão realizados cursos e oficinas de capacitação de empreendedorismo para os artesãos, assim como ações de divulgação e circulação do material.

Além do Sebrae, o projeto Terra conta ainda com a parceria e apoio da ONG No Olhar, do Pará, e da empresa Katmandu, de São Paulo. Na próxima segunda-feira (25), às 15h, todos esses parceiros estarão reunidos na sede do Sebrae, em João Pessoa.