menu

Paraíba

30/06/2019


Professor e maestro sugere nome de José Alberto Kaplan para Escola de Música da UFPB

José Alberto Kaplan morreu em 2009

O professor doutor em música e maestro, Eli Eri Moura, lidera movimento no mundo intelectual defendendo que o nome do maestro José Alberto Kaplan possa ser denominado em escola de música da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), no Campus I, em João Pessoa.

“Dez anos da partida do querido maestro José Alberto Kaplan, um dos maiores músicos da Paraíba (a despeito de suas origens argentinas), com quem tive o privilégio e a honra de estudar composição”, revelou Eli Eri Moura, que acrescenta: “Continuo a insistir que a Universidade Federal da Paraíba, à qual Kaplan dedicou a maior parte de sua vida, homenageie a sua memória nomeando o novo complexo de música, em construção, de Escola de Música José Alberto Kaplan”.

A ideia é compartilhada pela professora aposentada Ana Elvira, que comentou sobre o movimento. Confira:

“A comunidade universitária da UFPB, especialmente a de música, artes, humanas e educação, poderia considerar a sugestão do maestro Eli-Eri Moura com distinção. Justo e merecido reconhecimento de uma vida de professor, maestro, compositor, mentor, devotada sem interrupção (nem pelo adoecimento físico), à formação de uma geração de brilhantes músicos e compositores que seguem uma grande trajetória, até superando o mestre. “Kaplan (Kaplito, como era chamado com intimidade), entre outros, elevou a UFPB internacionalmente. Reconhecimento internacional como imaginou Lynaldo Cavalcanti de Albuquerque, e concretiza a gestão de Margareth Diniz, sem deixar de atuar na transformação local. A atual administração da instituição, com certeza, tem sensibilidade para compreender e atender essa manifestação de honra que sensibiliza a todos, nos 10 anos da data de falecimento de Kaplan (1935-2009) e nos 40 anos da Cantata para Alagamar, de Waldemar José Solha e J. A. Kaplan.  Kaplan, nascido na Argentina, foi naturalizado brasileiro, provando que origem não é destino. E também recebeu o título de Cidadão Paraibano, Pessoense, Areiense (esse último, junto com a minha mãe, Márcia Steinbach S. Kaplan, pela idealização e realização dos 2 primeiros Festivais de Verão de Areia). Vamos para a frente! Convido a todos os amigos e amigas a compartilharem, entre outros:  Margareth Diniz David Fernandes Swamy Soares Claudia Kaplan Dosoretz Márcia Steinbach S. Kaplan Damião Ramos Cavalcanti Walter Santos Isabella Perazzo C. Campos Marcílio Onofre João Agripino Maia Luciano Mariz Maia Zelia Maia Eilzo Nogueira Matos Ilza Nogueira José Henrique Martins Marilia Arnaud Marília Rosado Maia Ricardo Castro Regina Baracuhy Flavio Tavares Unhandeijara Lisboa Carlos Anisio Pedro Osmar Gomes Coutinho Marcos Pinto de Morais Julio Daniel Kaplan Juliana Steinbach Melanie Kaplan Lanzarotti Felipe Avellar de Aquino Eduardo Raposo Eduardo Montes-Bradley Eduardo Nóbrega Centro de Educação – UFPB Gabriel Steinbach Edgar Raposo Vaz Magalhães Anely Almeida Regina Baracuhy Germano Romero Ana Gondim Ierecê Lucena Petrônio Souto”.


Portal WSCOM