menu

Paraíba

21/02/2013


Defesa Civil visita comunidades de JP

Prevenção

 Após as intensas chuvas do começo da semana, a Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil (Compdec) continua visitando as comunidades de João Pessoa como parte do Plano de Contingência. O objetivo é fazer uma ação preventiva nas áreas de riscos para evitar transtornos no período chuvoso. Nesta quinta-feira, 21, foi a vez das comunidades 5 de Julho, Raul Seixas e Beira da Linha, localizadas no bairro do Alto do Mateus.

De acordo com o coordenador da Compedec, Noé Estrela, estão sendo realizadas inspeções para diagnosticar o que precisa ser reparado. “A princípio será necessário desobstruir algumas galerias, para evitar que as casas sejam alagadas com a água das chuvas e também a remoção de algumas famílias que estão em áreas de risco de desabamento”, explicou.

Apontados os riscos iminentes, as demandas são encaminhadas para as Secretarias competentes e as providências começam a ser tomadas de forma imediata. “Já voltamos com as equipes na próxima segunda-feira para iniciar os reparos necessários”, garantiu Noé Estrela.

João Pessoa possui 31 localidades cadastradas como áreas de risco e as ações preventivas foram iniciadas desde janeiro. O Plano de Contingência é executado pela Defesa Civil em parceria com a Autarquia Especial Municipal de Limpeza Urbana (Emlur); Guarda Municipal; Superintendência de Mobilidade Urbana (Semob); e as secretarias de Infraestrutura (Seinfra), Meio Ambiente (Semam), Desenvolvimento Urbano (Sedurb), Desenvolvimento Social (Sedes) e Saúde (SMS); além da Companhia de Águas da Paraíba (Cagepa) e Energisa.

Serviço de emergência

A Defesa Civil informou ainda que já existe uma equipe de plantão para atender a população durante o período chuvoso. Para maiores informações e/ou chamados de emergência, a Compdec disponibiliza o telefone 0800-285-020. A ligação é gratuita e o atendimento é 24 horas.