Política

Pesquisa WSCOM/Consult traz projeções para o senado com diferentes candidatos

WSCOM/CONSULT


15/03/2013

A pesquisa WSCOM/Consult também apresentou projeções e cenários diferentes em torno da disputa para a única vaga do Estado para o Senado Federal. Em várias projeções, realizadas na modalidade estimulada e com apenas seis candidatos na disputa, os dados se apresentam favoráveis ao vice-governador Rômulo Gouveia (PSD). Segundo os números, ele perderia a eleição apenas caso o ex-governador José Maranhão (PMDB) estivesse entre os candidatos.

A primeira simulação avalia o cenário da disputa sem Maranhão, o senador Cícero Lucena (PSDB) e ex-prefeito de Campina Grande, Veneziano Vital do Rêgo (PMDB). Nesta situação, Rômulo venceria com 14,5%. Já o deputado federal Ruy Carneiro ficaria em segundo com 11,1%. O ex-senador Wilson Santiago (PMDB) seria o terceiro com 9,9%.

O deputado federal Wellington Roberto ficaria em quarto com 9,1%. O ministro das Cidades, Aguinaldo Ribeiro (PP) seria o quinto com 4%, e o presidente da Assembleia Legislativa, deputado Ricardo Marcelo (PEN), o sexto colocado com 3,8%. Ainda segundo a pesquisa, neste cenário, 23,8% não souberam responder ou não opinaram e 23,6% afirmaram que não votariam em nenhum dos candidatos.

2ª Simulação

Já na disputa sem Maranhão, Veneziano e Ruy, Rômulo Gouveia venceria com 14,3%; Cícero Lucena ficaria em segundo com 12,6; Wilson Santiago ficaria em terceiro com 10%. Em seguida, apareceria Wellington Roberto com 9,5%; Aguinaldo Ribeiro com 3,9% e com 3,6%, o deputado Ricardo Marcelo.

Os números apontam ainda que 23% dos entrevistados não souberam responder ou não opinaram e 22,9% não escolheriam nenhum dos candidatos.

3ª Simulação

A próxima simulação avalia o cenário sem Maranhão, Cícero e Santiago. Rômulo Gouveia também venceria com 14%. Veneziano seria o segundo com 11% e Ruy Carneiro ficaria em terceiro com 10,4%. Os demais números são os seguintes: Wellington Roberto – 9,6%; Ricardo Marcelo – 4,2% e Aguinaldo Ribeiro – 3,8%; Não souberam responder ou não opinaram – 23,8% e 23% afirmaram que não votariam em nenhum dos candidatos.

4ª Simulação

Rômulo Gouveia também venceria a disputa no cenário sem as candidaturas de José Maranhão, Wilson Santiago e Ruy Carneiro. O vice-governador ficaria em primeiro com 13,4%. Cícero Lucena seria o segundo com 12,4% e Veneziano ficaria em terceiro, com 11,6%. Wellington Roberto – 9,5%; Aguinaldo Ribeiro – 4%; Ricardo Marcelo – 3,8%. Não souberam responder ou não opinaram somou 23,1% e 22% afirmaram que não votariam em nenhum dos candidatos.

5ª Simulação

Já sem Cícero, Veneziano e Santiago, Zé Maranhão seria eleito com 17% dos votos. Rômulo Gouveia seria segundo com 14%. Ruy Carneiro teria 10,3%; Wellington Roberto – 8,7%; Ricardo Marcelo – 3,7%; Agnaldo Ribeiro – 3,5%. Não souberam ou não opinaram – 21,8%; nenhum – 20,9%.

6ª Simulação

A última simulação projeta a disputa sem Veneziano, Ruy e Santiago. Nesta situação, José Maranhão venceria com 16,6% dos votos; Rômulo teria 13,1%; Cícero Lucena – 12,8%; Wellington Roberto – 9,1%; Agnaldo Ribeiro – 3,8%; Ricardo Marcelo – 3,3%. Não souberam ou não opinaram – 21% e 20% afirmaram que não votariam em nenhum dos candidatos.

A pesquisa ouviu dois mil eleitores em 69 cidades do estado divididas em sete regiões. A margem de erro é de 2,3% e a contabilidade é de 95%.



Os comentários a seguir são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.
// //