menu

Educação

21/01/2013


Unipê firma parceria com Alpargatas

Incentivo

O Centro Universitário de João Pessoa (Unipê) e o Instituto Alpargatas (IA) assinarão um convênio na próxima quarta-feira, dia 23, às 10h, na Sala dos Colegiados, no prédio da Reitoria, no campus da Instituição, na Capital. Com a parceria, mais de 70 mil alunos de 268 escolas públicas que fazem parte do Programa Topper de Educação pelo Esporte do IA serão beneficiados, em oito municípios da Paraíba e um município de Pernambuco. O convênio será assinado entre a reitora, professora Ana Flávia Pereira e o diretor do Instituto Alpargatas, Berivaldo Araújo.

“A parceria é para atender o Programa Topper de Educação pelo Esporte. Esse programa atenderá este ano 268 escolas públicas de nove municípios, sendo oito paraibanos e um pernambucano. Serão mais de 70 mil alunos beneficiados. O maior objetivo dessa parceria será a avaliação motora dos alunos dessas escolas, a fim de observar seu desempenho motor e fazer um cruzamento de dados com uma avaliação paralela que será realizada pelo Instituto Qualidade no Ensino (IQE). Ele aplicará uma prova de português e matemática objetivando avaliar o aprendizado e o desempenho escolar desses alunos”, explicou o diretor executivo do Instituto Alpargatas, Berivaldo Araújo.

Avaliação motora

A avaliação motora dos alunos da rede pública será realizada por professores e alunos do curso de Educação Física do Unipê, no Laboratório de Avaliação Física da instituição, um dos mais modernos do Nordeste, com equipamentos de alta tecnologia. “Nosso objetivo é avaliar a melhoria do desempenho motor dos mais de 70 mil alunos participantes do Programa Educação pelo Esporte. A previsão é começar a avaliação nos estudantes a partir de março”, ressaltou Berivaldo Araújo.

“Experiência de mercado”

“A parceria com o Instituto Alpargatas e o trabalho com alunos de escolas públicas será mais um diferencial do Unipê, pois nossos alunos terão a oportunidade de ter experiências de mercado e trabalhar com equipamentos avançados que poucas instituições no Nordeste oferecem”, ressaltou o coordenador do curso de Educação Física, professor Felipe Brandão.

Capacitação de professores

Professores do curso de Educação Física do Unipê também vão capacitar docentes da rede pública na área motora, para que eles possam se aperfeiçoar e trabalhar melhor seus alunos. “O objetivo é para que os estudantes tenham um melhor rendimento em sala de aula. Pois, trabalhamos com a parte de equilíbrio, a parte motora fina, noção de espaço, postura, e tudo isso influencia na melhoria da escrita e e da atenção do aluno”, destacou Felipe Brandão.

Incentivo ao esporte

O Instituto Alpargatas também vai fornecer material esportivo para os alunos do Programa Topper de Educação pelo Esporte e para os laboratórios do Unipê, para que possa ser feito o trabalho de avaliação nos alunos da rede pública. “Essa parceria mostra que a empresa Alpargatas e o Unipê também investem na educação pública e no esporte brasileiro”, acrescentrou Brandão.

Educação Física: 1º da PB na avaliação MEC

O professor Felipe Brandão enfatizou que esse incentivo ao esporte e à educação pública somam qualidade ao curso de Educação Física do Unipê, o melhor da Paraíba, segundo avaliação do último Índice Geral de Cursos (IGC) do MEC, divulgado em dezembro passado. O curso obteve nota 311 (CPC contínuo) e 4 (CPC faixa, numa escala de 1 a 5), a frente, inclusive, do curso da UFPB, que obteve 307 e 4, ficando em 2º lugar no Estado.

O segredo do bom desempenho no campo ou na sala de aula é a soma de vários fatores, para o professor Felipe Brandão: “Nota máxima no corpo docente (5), nota 4 no Enade e excelente infraestrutura, com um laboratório de avaliação física entre os mais modernos do Nordeste, além de projetos pioneiros como o Posto de Primeiros Socorros (PAPS). Tudo isso, somado ao esforço coletivo da equipe Unipê. Pois, nenhuma instituição da Paraíba possui a estrutura que temos ”, apontou.