menu

Expressão Corporal

28/03/2013


"Paixão de Cristo" estréia hoje em JP

Ponto de Cem Réis

A ‘Paixão de Cristo 2013’ estreia nesta quinta-feira (28), no Ponto de Cem Réis. Este ano, o espetáculo teatral “O Calvário”, que tem texto e direção de Roberto Cartaxo, foi a proposta selecionada via edital pela Prefeitura de João Pessoa (PMJP), por meio da Fundação Cultural (Funjope). As encenações acontecem durante quatro noites, até domingo (31), sempre com duas sessões, às 19h e às 21h, com entrada gratuita. A previsão é que nesse período um público de mais de 25,6 mil pessoas prestigie o evento.

Durante uma hora e dez minutos de espetáculo, a história milenar do Filho do Homem será contada na versão do teatrólogo Roberto Cartaxo. O espetáculo é narrado em flash back. Quando Pilatos anuncia a sentença da crucificação, começam as lembranças de Cristo. Elas revisitam desde as passagens mais trágicas, como a traição de Judas, até as mais felizes, a exemplo da entrada triunfal em Jerusalém e a última ceia.

A escolha por alternar passado e presente em vez de fazer uma narrativa linear com relação à ordem cronológica tem uma intenção. A ideia, segundo Roberto Cartaxo, é acentuar algumas passagens da vida de Jesus, fazendo a plateia refletir sobre o significado de cada uma delas. “Pontuamos os momentos mais fortes da história”, observou o diretor.

Depois de visitar suas lembranças, é hora do Cristo de Roberto Cartaxo seguir em direção “ao fim terreno e ao recomeço celeste”. Nesse momento, cada queda durante sua Via Sacra rumo ao gólgota pontua seus sabores e desabores. Todas essas passagens do presente, além das cenas do passado em flash back, são mostradas pelo elenco dentro dos padrões dos textos tradicionais. Porém, é destacada a dor física e espiritual do crucificado devido à incompreensão dos homens.

Para dar conta dos dois tempos narrados na peça, atores diferentes assumem o papel do redentor. Daniel Porpino traz a lembrança do passado de Jesus e Horieby Ribeiro leva o público para a crucificação e glória do Cristo em “O Calvário”.

Comissão de especialistas – “O Calvário” foi selecionado via edital da ‘Paixão de Cristo 2013’. A proposta passou pelas fases de análise de mérito e documental. A comissão responsável pela análise de mérito foi composta por profissionais e especialistas na área de artes cênicas, oriundos de diferentes cidades. Entre eles estão o professor e doutor José Sávio Oliveira de Araújo, do Departamento de Artes da Universidade Federal do Rio Grande Norte (Natal-RN); o professor e doutor Paulo Vieira, do Curso de Teatro da Universidade Federal da Paraíba (João Pessoa –PB) e membro do Comitê Assessor do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira – INEP/MEC (Brasília-DF); além do jornalista e coordenador de Cultura do Sesc Centro Campina Grande, Álvaro Fernandes de Oliveira.

Outro ponto de destaque do projeto realizado pela Funjope é o fato dele oferecer oportunidade para que aprendizes e iniciantes tenham oportunidade de participar de um espetáculo profissional. Ou seja, a ‘Paixão de Cristo 2013’ inclui em seu elenco a participação de alguns amadores, como destaca a coordenadora de Artes Cênicas da Funjope, Kalline Brito. “Com isso, eles podem experimentar essa estrutura física para futuramente serem inserido nas artes cênicas profissionais”, comentou.

Estrutura para encenação – A Funjope está disponibilizando arquibancada com capacidade para três mil pessoas por sessão, além de cerca de 200 cadeiras voltadas a autoridades, cadeirantes e idosos. Com isso a ideia é levar o espetáculo a 6,4 mil espectadores em cada uma das quatro noites. Este ano, a ‘Paixão de Cristo’ conta ainda com palco e rampa onde “O Calvário” será encenado. Porém, outras instalações do Ponto de Cem Réis também serão aproveitadas ao longo das cenas, em dois momentos de surpresa para o público.