Música

Orquestra de Câmara abre temporada 2013 com projeto ‘Nossos Solistas’

Domingo, 17


14/03/2013



 A temporada 2013 de concertos da Orquestra de Câmara da Cidade de João Pessoa (OCCJP) será aberta com o projeto ‘Nossos Solistas’. A apresentação, que contará com a participação de três solistas, acontece neste domingo (17), às 17h, no auditório da Estação Cabo Branco – Ciência, Cultura e Artes. A entrada é franca e a realização é da Fundação Cultural de João Pessoa (Funjope).

No programa do concerto deste final de semana estão obras dos italianos Gioachino Antonio Rossini (1792 – 1868) e Giovanni Bottesini (1821 – 1889); composições do sueco Lars-Erik Larsson (1908 – 1986); além de músicas do maestro, compositor e acadêmico paraibano José Siqueira (1907 – 1985). A apresentação terá a participação dos jovens Danilo Cardoso (contrabaixo), Alisson Azevêdo (oboé) e Alessandro Santos (trombone), sendo todos da própria OCCJP.

A regência do concerto é do maestro Carlos Anísio. A primeira edição do projeto ‘Nossos Solistas’ aconteceu em 2011. O objetivo é exaltar os talentos encontrados dentro da própria orquestra. Entre as peças executadas estão Abertura Il Barbiere di Siviglia (1816), de Rossini; Fantasia sobre “La Sonnambula” de V. Bellini (1841), de Bottesini; Concertino para Oboé e Orquestra (1969), de José Siqueira; e Concertino para Trombone e Orquestra, Op.45, nº. 7 (1955), de Larsson.

OCCPJP – A Orquestra de Câmara da Cidade de João Pessoa iniciou suas atividades em 2001, como um projeto ligado à Secretaria Municipal de Educação e Cultura (Sedec), coordenado pelos professores Gustavo de Paco de Gea e Leopoldo Nogueira. O objetivo inicial era estabelecer um novo espaço para a formação de jovens músicos. A partir de 2005, a OCCJP se vinculou à Funjope como um grupo sinfônico camerístico de forte atuação. A partir daí, assumiu um importante papel na cena cultural de João Pessoa, participando integralmente das ações desenvolvidas pelo órgão e fazendo apresentações voltadas ao público escolar da rede pública de ensino na Capital.



Os comentários a seguir são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.
// //