Quem são os fascistas à espreita no armário? – Por Dércio Alcântara

Imagem Substituída

Quem são os fascistas à espreita no armário? – Por Dércio Alcântara

Em nenhuma democracia do mundo a roda grande gira dentro da pequena. Poder da maioria, as democracias sobrevivem enquanto preservarem essa lógica. Quando houver a inversão as democracias morrem e dão lugar às ditaduras.

Tolerantes, as democracias permitem que as minorias coexistam e até conspirem contra ela, respeitando a liberdade de divergir, mesmo que os tolerados conspirem para destruí-la e promover o expugo dos tolerantes.

Ouvi de um reacionário amigo que o seu avô relatou que os comunistas eram jogados em alto mar dos helicópteros e aviões militares na época da ditadura, e me disse isso como exemplo de tratamento adequado para a esquerda, mas ficou mudo quando perguntei o que achava de esquerda fazer isso agora com a direita.

A extrema-direita é assim: covarde, quando nas ditaduras silencia a oposição; covarde, quando numa democracia distorce decisões judiciais, confundindo-as com cerceamento à liberdade de expressão.

Quem desafia o estado democrático de direito ainda tem direito ao devido processo legal. Quem desafia uma ditadura não tem direito nem a ser enterrado pela família.

Mas, quem são os fascistas à espreita no armário? Gente que fora do armário parece normal, mas que dentro dele esconde desejos inconfessáveis contra os colegas e conterrâneos.

Dércio Alcântara

Dércio Alcântara

Mais Posts

Tem certeza de que deseja desbloquear esta publicação?
Desbloquear esquerda : 0
Tem certeza de que deseja cancelar a assinatura?
Controle sua privacidade
Nosso site utiliza cookies para melhorar a navegação. Política de PrivacidadeTermos de Uso