Paraíba

Objetivo é conscientizar os paraibanos a economizar água, diz Hervázio

Água na PB


20/07/2015



O deputado Hervázio Bezerra (PSB), líder do Governo na Assembleia Legislativa, concorda com a preocupação do presidente Adriano Galdino em relação à segurança hídrica na Paraíba. De acordo com Hervázio, é urgente que os 36 deputados se engajem no sentido e cada um seja um agente multiplicador numa campanha em toda a Paraíba com o objetivo de conscientizar cada os paraibanos a economizar água, a fazer uso racional de um bem essencial à vida e que está escasso.

Hervázio Bezerra alerta que a seca que já dura quatro anos tem causado danos à população. "Dos 3,7 bilhões de metros cúbicos d’água que os 121 açudes monitorados pela Aesa podem acumular, a Paraíba tem hoje nesses mananciais apenas 742 milhões de metros cúbicos d’água, ou seja, 20% da capacidade total de reserva hídrica", ressalta.

O líder do Governo na Assembleia Legislativa apoia e concorda com o presidente Adriano Galdino que anunciou amplo debate na Assembleia Legislativa sobre o uso racional da água.

Hervázio Bezerra defende inclusive que campanhas pelo não desperdício da água sejam promovidas nas escolas públicas e privadas, nas igrejas, nas faculdades e que a Assembleia Legislativa, o Governo do Estado e demais poderes, abracem essa causa "porque a situação hídrica é crítica, todo dia o volume nos mananciais diminui", pontuou.

O parlamentar lembra que a Assembleia Legislativa tem tido um papel importante ao debater e propor medidas na área hídrica através da Frente Paralmentar da Água, presidida pelo deputado Jeová Campos e que tem total apoio do presidente do Legislativo, Adriano Galdino. Destaca ainda as ações do Governo do Estado com investimentos em obras hídricas a exemplo do Canal Acauã-Araçagi. O sistema adutor de 112 quilômetros de extensão vai garantir irrigação de 16 mil hectares e reforçar o abastecimento d’água de 38 municípios.

A Agência Executiva de Gestão das Águas (Aesa), tem reunião agendada com a Agência Nacional das Águas (ANA), nesta terça-feira (21) para que sejam tomadas medidas muito importantes.

A insegurança hídrica no Nordeste, por escassez de chuvas nos últimos quatro anos, foi uma das temáticas no Encontro de Governadores do Nordeste realizado nesta sexta-feira (17), em Teresina, Piauí, com a presença de oito governadores, um vice-governador e três ministros de Estado.

De acordo com a Aesa a situação hoje nos 121 açudes monitorados na Paraíba é a seguinte:

4 Reservatórios Sangrando
44 Reservatórios com capacidade armazenada superior a 20% do seu Volume Total
36 Reservatórios em Observação (menor que 20% do seu Volume Total)
40 Reservatórios em Situação Crítica (menor que 5% do seu Volume Total)
Capacidade Máxima Total no Estado: 3.744.547.815
Volume Atual Total no Estado: 742.831.052



Os comentários a seguir são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.
// //