Entretenimento

“O Romance do Pavão Misterioso” faz a sua estreia em Campina Grande


12/06/2019



 Dizem que quem conta um conto, aumenta um ponto. Esse ditado popular representa bem o mote para a criação do espetáculo “Misterioso”, que estreia no próximo dia 15 de junho de 2019, às 19h, na Sala Evandro Barros (porão), do Teatro Municipal Severino Cabral, em Campina Grande. O espetáculo é fruto de uma investigação, realizada ao longo dos últimos doze meses, pelo Núcleo de Estudos Teatrais (NETs), formado prioritariamente por estudantes do curso de Arte e Mídia da UFCG, sob a direção de Duílio Cunha. Dentro de um jogo metalinguístico que se estabelece em cena, o público vai presenciar a realização de um grupo de teatro que monta e remonta uma série de quadros, a partir de fragmentos de imagens, memórias e textos diversos, para, deste modo, entre idas e vindas da reconstrução da narrativa, inventar a sua própria versão de “O Romance do Pavão Misterioso”. Mais do que a história de amor entre João Evangelista e a condessa Creusa, já conhecida através dos folhetos da literatura de cordel, aborda-se no espetáculo a capacidade criativa do ser humano.

 Esse aspecto da inventividade humana pode ser visto na contação da história, como, por exemplo, na invenção de um misterioso pavão para ajudar na jornada do herói apaixonado, bem como no próprio engendramento do espetáculo, que, longe de constituir-se como uma narrativa cênica linear, vai se formando e se refazendo através de diferentes referências e pontos de vista dos personagens e/ou do elenco. Na busca por esta atualização de uma narrativa do passado, advindas de trechos do cordel e de outras referências do universo popular, os atores e atrizes terminam por recontar suas próprias memórias e histórias de vida, para, desse modo, tecer, no aqui e agora da efêmera cena teatral, mais uma versão dessa clássica história, numa linguagem contemporânea, voltada especialmente para o público infanto-juvenil.

 Importante ressaltar que a criação coletiva do texto se deu, inicialmente, a partir de jogos de improviso que foram realizados na sala de ensaio para que depois pudesse ser fixada uma versão final do texto escrito. A fragmentação presente na narrativa também acompanha a formação do próprio pavão, esse bicho-máquina de voar que é apresentado sob diferentes formas e representado por diferentes partes do seu corpo (cabeça, pés, asas, cauda e coração). O elenco criador do texto/espetáculo é formado por André Sátiro, Ariana Fernandes, Bruna Mendes, Futura Leonardo, Marina Carneiro e Yasmim Macêdo. Os figurinos e adereços de Jefferson de Souza foram inspirados em cores e tons do universo infantil e nas diferentes partes que formam o corpo de um pavão (cabeça, asas, pés, cauda e coração). A trilha sonora, misturando música eletrônica e sonoridades de brinquedos infantis, foi concebida por Matheus Fernandes. A ilustração é de João de Lima Neto e o design gráfico de André Sátiro. Maiores informações podem ser consultadas através do Instagram: @misteriosoespetaculo.



Os comentários a seguir são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.
// //