Wilson Santiago apresenta bandeiras do seu mandato em 1º discurso - WSCOM

menu

Política

14/02/2019


Wilson Santiago apresenta bandeiras do seu mandato em 1º discurso

O deputado federal Wilson Santiago (PTB) discursou nessa quarta-feira (13) no plenário da Câmara dos Deputados. Foi o primeiro pronunciamento do parlamentar no púlpito da Casa desde que foi empossado, no dia 1º de fevereiro, quando a atual legislatura entrou em vigor.

Wilson está no seu sexto mandato eletivo, sendo este o seu terceiro como deputado federal, após dois mandatos consecutivos entre 2003 e 2011. O uirauinense acumula ainda vasta experiência na vida pública, com dois mandatos como deputado estadual [1995 a 2003] e um como senador [2011]. Em sua fala, o petebista ressaltou o seu sentimento de que nunca “esteve ausente” do Parlamento, pois esteve representado pelo seu filho, o deputado estadual Wilson Filho (PTB).

“Nem mesmo posso afirmar que estive, sequer, ausente, visto que meu filho, Wilson Filho, hoje deputado estadual no Estado da Paraíba, aqui cumpriu dois mandatos, dignificando a Paraíba e o meu próprio nome, ao inscrever sua intensa participação legislativa como autor e relator de inúmeros projetos, muitos deles ainda em andamento nesta instituição”, ponderou.

Bandeiras

Em sua fala, Wilson destrinchou as bandeiras que serão tratadas com profundidade durante o seu mandato de quatro anos em Brasília: a melhoria da Saúde, da Educação, do Emprego, da Infraestrutura, da Segurança Pública e da Descentralização Federativa.

Para a melhoria da Saúde da Paraíba, Santiago propôs fortalecer os hospitais regionais e criar novos serviços de saúde para servir a população.

Na Educação Pública, Wilson pretende ampliar a interiorização dos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia, aumentando a oferta de cursos e campus universitários por todo o Estado.

Sensível ao enorme número de desempregados atualmente no Brasil, cerca de 12 milhões, Wilson quer gerar soluções que viabilizem a geração de empregos e renda, mantendo a luta pela implantação da Zona Franca do Semiárido Nordestino, que promete gerar 100 mil empregos no interior da região.

Para aprimorar a Infraestrutura, a ideia é em aprimorar os aspectos hídricos, rodoviários, turísticos e aeroportuários, para acelerar o desenvolvimento da Paraíba.

Na Segurança Pública, uma das pautas mais cobradas pela população, o foco é na melhoria salarial, da qualificação profissional, das condições de trabalho e de equipamentos para os profissionais da segurança.

Por fim, Santiago defendeu uma Descentralização Federativa, permitindo uma maior independência dos Estados e Municípios para a adoção de políticas públicas, bem como, principalmente, a autonomia financeira dos mesmos.