Wilson Braga recua, se reúne com Maranhão e fala em pretensão de Lúcia ser Vice - WSCOM

menu

Política

26/08/2005


Wilson Braga recua, se reúne

EXCLUSIVO– O ex-governador Wilson Braga participou de reunião ontem, um dia depois de anunciar apoio ao deputado federal Carlos Dunga para o Senado, com o senador José Maranhão, em Brasilia, e o deputado federal Wilson Santiago tratando da conjuntura politica paraibana. Recuou da posição e revelou a pretensão da deputada federal Lúcia Braga de ser candidata a vice-governadora.

Na conversa, Wilson Braga minimizou a declaração dada ao Portal WSCOM Online por iniciativa própria chegando a dizer que foi mal-entendido porque estava com Carlos Dunga ao lado, mesmo assim disse que não se tratava de posição irreversivel.

Com a presença da deputada federal Lúcia Braga na conversa, o ex-governador mostrou ao senador Maranhão sua leitura da conjuntura paraibana, mas de forma superficial.Lúcia, opção de Vice– Durante a reunião, Wilson Braga não se conteve e revelou a intenção da deputada Lúcia Braga vir a ser candidata a vice-governadora nas eleições do próximo ano pela condição e história política construida ao longo dos anos.

Como resposta, Braga ouviu do senador comentários elogiosos acerca do desempenho e perfil da parlamentar, entretanto, disse que se tratava de tempo ainda cedo para definições neste momento do processo eleitoral.O perigo em torno de Braga
Por Walter Santos

Quem acompanha a cena política do estado da Paraíba haverá, sempre, de dedicar um capítulo à parte, especial, ao ex-governador Wilson Braga por sua trajetória de líder político com popularidade afeita a poucos.

Esta conclusão, entretanto, não exime dele viver correndo perigos eleitorais por posicionamentos precipitados, equivocados ou vacilantes no trato de determinadas decisões e manuseio do jogo político.

Agora mesmo – ontem para ser mais exato – ele voltou a dar sinais de que não se emenda nesse particular. Um dia depois de anunciar em ligação feita ao Colunista em entrevista exclusiva ao WSCOM Online de que iria apoiar Carlos Dunga para o Senado, eis que é flagrado em demorada reunião com o senador José Maranhão e os deputados Lúcia Braga e Wilson Santiago.

Wilson disse ter sido mal-entendido. Não foi. Deve ter sido – e foi sim – outra estratégia de pressão para tentar celebrar já agora uma forma de composição melhor resolvida com o PMDB, Maranhão e Ney. Só que tudo é muito cedo, portanto não conseguirá amarrar agora o que o futuro não avaliza.

Na conversa, segundo o periscópio da WSCOM flagrou, o ex-governador disse claramente da pretensão de Lucia ser candidata a vice pelo mérito e história construídas ao longo dos anos.

Só que, como era de se esperar, ouviu do senador Maranhão – forte candidato da Oposição ao governo do Estado – o aceno de reconhecimento à luta e trajetória da deputada, mas disse ser cedo – e o é – para definir essas questões agora.

Maranhão, na verdade, usa da precaução que os principais contendores da disputa pelo poder na Paraíba usam no trato de acertos fatais ao projeto de cada um.

Em síntese, Wilson Braga voltou a se dizer vivo – muito vivo por sinal, politicamente – mas vai precisar usar da paciência, que o presidente Lula tanto invoca, porque embora seja líder político disputadíssimo o timing de definições não é este.

Embora o governador Cássio manifeste interesse ao lado de Efraim Morais de ter o ex-governador no palanque, a presença de Lúcia Braga no PMDB é um indicio forte de que a balança em termos de apoio real e futuro pende mesmo para Maranhão.

Enquanto isso, Wilson se diverte mostrando que ainda vai dar muito o que falar. Deveria, contudo, preservar a Imprensa e deixar de brincar com coisa séria.

Notícias relacionadas