Wärtisilä Brasil ganha leilão para instalar termoelétrica de Campina Grande - WSCOM

menu

Economia & Negócios

26/07/2007


Wärtisilä Brasil ganha leilão para

A indústria finlandesa Wärtisilä Brasil, sediada no Rio de Janeiro, foi a ganhadora do leilão online promovido pela Empresa de Pesquisa Energética (EPE), em parceria com a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), ambas ligadas ao Ministério das Minas e Energia, para instalar a usina termoelétrica de Campina Grande. O leilão aconteceu nesta quinta-feira, 26, e concorreram 33 empresas habilitadas pela EPE.

A informação foi repassada na tarde desta quinta-feira, 26, pelo gerente de Desenvolvimento de Negócio da Wärtisilä Brasil, José Faustino da Costa Cândido. Segundo ele, as obras para instalação da nova indústria estão previstas para meados de 2008, cujo funcionamento será a partir de janeiro de 2010. “O empenho do Governo Municipal em acreditar no projeto e trazer a termoelétrica para Campina Grande, além dos incentivos dados (investimentos em torno de R$ 300 milhões), nos tornou competitivos para ganharmos o leilão”, observou.

Além de atrair esse investimento, a Prefeitura de Campina Grande, estará cedendo terreno, isenções tributárias e outros benefícios para a instalação da empresa na cidade. Para o prefeito Veneziano, a Prefeitura conseguiu atrair a termolétrica para a cidade graças aos novos rumos da atual administração, o que possibilitará a Wärtisilä investir na cidade cerca de R$ 300 milhões e gerar inúmeros empregos diretos e outros indiretos.

Faustino Cândido enfatizou ainda que a máquina termoelétrica que será implantada na cidade pela Wärtisilä Brasil, é totalmente flexível, além de gerar energia com todos os tipos de combustível, inclusive o biodiesel. “A tecnologia do biodiesel pode e será utilizada pela nossa empresa. Precisamos avaliar que tipo de combustível será mais viável para a geração de energia”.

Notícias relacionadas