Blog do Walter Santos analisa desempenho e desafios em torno de Maranhão frente aos adversários - WSCOM

menu

Política

08/08/2018


Blog do Walter Santos analisa desempenho e desafios em torno de Maranhão frente aos adversários

Foto: autor desconhecido.

O Blog de Walter Santos aborda em novo texto o desempenho do candidato José Maranhão na atual conjuntura frente aos seus adversários.

Eis a síntese:

‘Eleiçôes 2018: O fenômeno e novos desafios de José Targino Maranhão

Finda a fase de registro de candidaturas, agora a peleja eleitoral é para valer, ou seja, são 45 dias para definição do futuro Governo da Paraiba. A dados de hoje, conforme as pesquisas oficializadas, a tendência é de que haja segundo turno.

Tomando por base os registros, nota-se que a candidatura de José Maranhão teve o menor número de apoios partidários. Dentro deste contexto, ressalte-se que ele poderia ter granjeado um maior numero de partidos, como foi oferecido na semana prévia, mas ele declinou.

PERFIL E REALIDADE

Maranhão teve a possibilidade de contar na sua coligação com PP, PRB, DEM, PDT, etc, entretanto tomou a decisão de não aceitar a deposição de Bruno Roberto na Vice, como proposto.

Ao recusar tamanho apoio, o que se deu com Maranhão para implodir nova realidade conjuntural? Endoidou, perdeu o sentido pragmático na politica? – como se diz na Torre. Em tese, ninguém recusa apoio em hora dificil.

Nem uma coisa nem outra, Maranhão foi calculista, precavido e enigmático diante do “preço” que significaria essa adesão.

Aliás, ele chegou a falar em proposta espúria, mas não detalhou a situação. O fato é que, partidariamente, terminou sem maior musculatura mas íntegro em outros valores.

RECALL E FUTURO

Ainda com base nas últimas pesquisas, até final de Julho as projeções lhe deram liderança diante de João Azevedo e Lucélio Cartaxo.

Há vários fatores a explicar tamanha performance, a partir da condição de mais conhecido, ainda carregando a fama de trabalhador e Ficha Limpa.
Impressiona como em plena fase de queixas e criticas a Temer e ao MDB nada afeta o lider emedebista, blindado das más companhias.

A partir de agora, com os debates e campanha pra valer precisamos saber qual o nivel e como será seu desempenho,  já buscando consolidar o conceito ser candidato experiente de vinculo com a Inovação para se contrapor ao fator idade.

Além do mais, ainda se faz preciso saber os efeitos da questão nacional – vide Temer, Imleachment, Lula, etc na disputa da Paraiba sabendo -se que a inserção de Luiz Couto na diaputa ao Senado aguça esta questão, portanto, como Maranhão agirá em torno da campanha.

É deste saldo que saberemos o futuro de Maranhão.’