Walter Pinheiro vence prévias do Partido dos Trabalhadores em Salvador - WSCOM

menu

Brasil & Mundo

26/05/2008


Walter Pinheiro vence prévias do

O preferido do governador Jaques Wagner, o deputado federal Walter Pinheiro é o pré-candidato do PT a prefeito de Salvador. Pinheiro assume a posição após uma acirrada disputa interna contra o também deputado federal Nelson Pelegrino. A briga dos dois pela indicação da legenda só acabou na madrugada desta segunda-feira, 26, por volta das 12h30, quando a apuração das prévias internas petistas apontou 1.337 votos para ele contra 1.209 para Pelegrino, uma diferença de 128 votos.

As prévias seriam disputadas no domingo passado, mas o trabalho de bastidor de Wagner, que conseguiu adiar a prévia e agregar a Pinheiro os apoios do secretario da Promoção da Igualdade Luiz Alberto, e do deputado estadual J. Carlos, que também postulavam a indicação petista. Na apuração de ontem, ficou claro que o apoio de J. Carlos foi decisivo para garantir a vitoria de Pinheiro conquistada a partir dos votos apurados da zonais comadas pelo deputado estadual no subúrbio de Salvador.

O resultado mostra uma legenda dividia e que terá de se unir rapidamente para agregar outros partidos para seu projeto eleitoral. Enquanto esteve deflagrado pelo processo de disputa interna, o PT viu potenciais aliados, como PTB e PPS, serem absorvidos tanto pelo PMDB, de João Henrique quanto pelo PSDB, de Antonio Imbassahy.

Assim que soube do resultado, Pinheiro foi comemorar na sede do partido. Ele acompanhou a apuração de seu escritório político e disse que ainda hoje se reúne com a direção do partido para discutir a política de alianças para Salvador. Pelegrino cumpriu o anunciado durante o dia e também compareceu à sede do PT para parabenizar o adversário. A participaçao nas prévias se resumiu a 2.558 dos 6.400 filiados aptos a votar. Número superior ao dos votantes no terceiro turno do Processo de Eleição Direta (PED) – para a escolha dos dirigentes partidários – que contou com 1.794 participantes.

Notícias relacionadas