Vigilância Sanitária apreende 75 quilos de queijo adulterados em Patos - WSCOM

menu

Policial

19/08/2005


Vigilância Sanitária apreende 75 quilos

A Vigilância Sanitária Municipal de Patos apreendeu 75 quilos de queijo de manteiga adulterados que seriam comercializados na cidade. O produto apreendido pertencia a dois vendedores diferentes e vinha do município de Condado para ser repassado aos comerciantes patoenses.

A apreensão foi feita no bairro do Jatobá, no momento em que seria vendido a mercadinhos. O diretor do órgão, Petrônio Souto, informou que, de acordo com as análises, foram adicionados óleo de cozinha e farinha de trigo ao produto. “A análise é feita com uma pequena quantidade de iodo a 3 por cento que é adicionada ao queijo de manteiga e quando existe mistura de alguma substância irregular, o iodo fica com uma cor escura”, explicou.

Souto informou que o produto adulterado foi apreendido e será incinerado. Além disso, o comerciante foi notificado e o caso será encaminhado à Curadoria do Consumidor para que o fabricante responda pelo ato irregular. A Vigilância Sanitária de Patos continuará com a fiscalização do leite e seus derivados e o diretor do órgão aposta na melhoria da qualidade dos produtos que estão sendo comercializados no Município.

“Para se ter uma idéia, os próprios comerciantes de leite, a exemplo daqueles que vendem de porte em porta, estão trazendo aqui amostras do que eles estão comercializando para que a gente analise porque estão desconfiando de que a má qualidade do leite já vem dos currais”, informou. A Vigilância Sanitária vem fazendo uma fiscalização constante no leite e seus derivados desde o mês passado quando foram derramados mais de 500 litros do produto por estarem adulterados.

Souto informou, ainda, que todos os produtos apreendidos por irregularidades até agora vêm de fora, ou seja, de alguns municípios vizinhos. “As inspeções até agora têm demonstrado que as mercadorias fabricadas dentro de Patos estão dentro dos padrões”, acrescentou.

Notícias relacionadas