Véspera de feriado vai ter sol e calor no Sudeste - WSCOM

menu

Brasil & Mundo

20/04/2011


Véspera de feriado vai ter sol e calor

Meteorologia

Foto: autor desconhecido.

Esta quarta-feira (20), véspera de feriado prolongado, vai ter temporais no Sul, Norte e Nordeste do Brasil. No Sudeste e no Centro-Oeste faz sol e muito calor.

As imagens mostram novas áreas de instabilidade no Sul, que deixam o céu carregado. De Mato Grosso ao Rio de Janeiro há pouca nebulosidade.

Um bloqueio atmosférico, formado por uma forte massa de ar seco e pela circulação dos ventos no alto da atmosfera, impede o avanço de frentes frias pelo Brasil. Isto faz com que os temporais se concentrem sobre a região Sul. Só em um dia pode chover em algumas cidades o esperado para duas semanas.

No Sudeste e no Centro-Oeste o ar seco garante mais um dia ensolarado e quente em Mato Grosso do Sul, leste de Mato Grosso, Goiás, oeste de Minas, interior de São Paulo e o Rio de Janeiro. No leste paulista e no Espírito Santo pode chover à tarde.

No Norte chove em quase todos os Estados. Os maiores volumes estão previstos para Rondônia, Amazonas, Pará e o litoral do Amapá. No Nordeste, a previsão é de temporais entre o Maranhão e o litoral de Pernambuco até o fim do feriadão.

No Rio Grande do sul, antes da chuva forte, faz bastante calor. Em Porto Alegre, máxima de 30°C. Em Curitiba, máxima de 26°C. No Rio de Janeiro, muito sol e calor pelo menos até a sexta-feira (22) e a máxima chega aos 32°C. Em São Paulo, a máxima prevista é de 30°C.

Notícias relacionadas