Vereador quer conta de água individualizada em condomínios de CG - WSCOM

menu

Paraíba

30/08/2005


Vereador quer conta de água

Para o vereador, a medição individualizada de água em condomínios habitacionais constitui-se numa metodologia muito importante para a redução do desperdício domiciliar, pois permite que cada um conheça o seu consumo e pague proporcionalmente a ele.

Segundo Olimpio, o sistema tradicionalmente utilizado para medição do consumo de água nos apartamentos de edifícios multi-familiares é injusto, porque a cobrança pelos serviços é efetuada com base na média do consumo registrado no hidrômetro do ramal predial do edifício, rateado pelo número de apartamentos. Além de injusto socialmente, esse sistema não incentiva a redução do consumo de água, visto que, mesmo sendo o usuário cuidadoso e econômico, essa economia não se reflete diretamente na sua conta de água/esgotos.

A medição individual de água em apartamentos, afirma Olimpio, constitui-se numa metodologia destinada à indução do usuário a uma postura de uso racional do produto, inclusive estimulada pela Agência Nacional de Águas (ANA), quando esta confirma uma redução de 17% a 25% nas contas do condomínio.

Notícias relacionadas