Veja dicas de sustentabilidade para pequenos negócios - WSCOM

menu

Economia & Negócios

21/05/2018


Veja dicas de sustentabilidade para pequenos negócios

Imagem: reprodução shutterstock.com

Ser uma empresa sustentável é importante tanto para o meio ambiente como para a imagem da empresa, pois a sociedade como um todo está de olho nas organizações que poluem a natureza. A poluição do ar, do solo e da água pode trazer sérias consequências para a saúde das pessoas, além de causar problemas ambientais que podem chegar a ser irreversíveis.

A discussão sobre estratégias sustentáveis é cada vez mais discutidas e a tecnologia tem se voltado cada vez mais para essas questões. Todo negócio deve pensar em como ser uma empresas sustentável, não importa o tamanho, para um pequena organização não precisa de grandes atitudes, mas algumas são a chave para um grande começo.

Evite materiais descartáveis

Parece óbvio, mas muitas empresas ainda utilizam copos plásticos descartáveis para servir café e água. Aposte em pequenas xícaras e copos de vidro para clientes e reuniões importantes, para os colaboradores incentive o uso de squeezes e que cada um tenha a sua própria caneca, além de evitar o uso de materiais descartáveis vai ajudar a empresa economizar na compra desses materiais.

Evite o uso de papéis

A tecnologia está cada vez mais do lado das estratégias sustentáveis e uma prova disso é a diminuição do uso de papéis por e-mails e aplicativos para smartphones. Procure apps que servem como bloco de anotações ou faça isso a partir do computador. Quando a impressão de documentos for indispensável, procure utilizar as duas vias da folha e aposta na EcoFont para diminuir o consumo de tinta na hora da impressão. Jamais jogue papéis fora sem antes ter a certeza de que não servem mais para rascunhos e lembre-se da reciclagem!

Água e energia

Esses são um dos maiores consumo de uma empresa e a forma de diminuí-los contribui muito para o meio ambiente e a saúde financeira da empresa. Aposte em lâmpadas mais econômicas, evite que salas de reunião vazias estejam com as lâmpadas acesas, abra as janelas e utilize a luz solar para iluminar os ambiente, desligue todos os aparelhos da empresa pois mesmo aqueles que ficam em stand by consomem energia, dá mesma forma que as janelas abertas podem iluminar o ambiente também podem refrescar o ambiente e diminuir o uso do ar condicionado. Para evitar o desperdício de água invista em torneiras temporizadas e incentive os funcionários a usar a água com consciência.

Recicle

A reciclagem é muito importante para o reaproveitamento de resíduos industriais. Muitas empresas desenvolvem um plano de gerenciamento de resíduos que ajudam a identificar durante as etapas de produção o que pode ser melhorado em prol da sustentabilidade e economia para a empresa. Além de adotar uma estratégia para o gerenciamento de resíduos a separação de lixo ainda é uma excelente alternativa, mas é importante ter parcerias com outras empresas ou ONGs que façam o descarte adequado. O mercado de resíduos também é um ótimo negócio, muitas empresas vendem o lixo que produz para outras empresas reciclarem. Aqui o importante é conhecer bem os resíduos que produz.

 

Notícias relacionadas