Vasco, Fluminense e Chape garantem permanência na Série A; Sport e América caem - WSCOM

menu

Esporte

02/12/2018


Vasco, Fluminense e Chape garantem permanência na Série A; Sport e América caem

Divulgação Fluminense

A última rodada do Brasileirão foi decisiva para clubes que ainda brigavam contra o rebaixamento para a Série B. No último suspiro do torneio, Fluminense, Vasco e Chapecoense conseguiram a permanência na elite para a próxima temporada. Já Sport e América não resistiram e caíram para a Série B.

Confiram como foram os jogos desses times:

Vasco

O Vasco-RJ garantiu permanência na Série A do Campeonato Brasileiro. Neste domingo (2), o Cruzmaltino empatou com o Ceará-CE em 0 a 0 na Arena Castelão, em Fortaleza, e evitou o rebaixamento. Com a igualdade, o time carioca terminou o Brasileirão na 16ª posição com 43 pontos, um a mais que o Vozão que fechou a campanha na 15ª colocação.

Empolgado com a arrancada que emplacou no segundo turno, o Ceará começou pressionando o Vasco. No embalo da torcida, o Vozão foi para cima e levou perigo aos quatro minutos com Clayson. Após segurar o ímpeto inicial dos mandantes, o Cruzmaltino passou a valorizar a posse de bola e equilibrou as ações do primeiro tempo. Aos 10, Maxi López chegou a balançar as redes, mas o impedimento já havia sido assinalado. Mesmo controlando o ritmo da partida, o Alvinegro cearense encontrou dificuldades para furar o bloqueio defensivo dos cariocas e as equipes foram para o intervalo zeradas.

O Ceará voltou pressionando o Vasco e, aos três minutos, Arthur quase marcou. Após cruzamento de Samuel Xavier, o atacante cabeceou sem direção. O Cruzmaltino respondeu aos 24 minutos e, por pouco não balançou as redes. Cara a cara com o goleiro, Marrony finalizou, mas parou na grande defesa de Éverson. Aos 34 minutos, foi a vez de Fernando Miguel se destacar em chute de longa distância de Juninho e manter o placar inalterado.

Fluminense

Em jogo decisivo da 38ª rodada do Campeonato Brasileiro, Fluminense e América-MG se enfrentaram neste domingo (2), no Maracanã, com triunfo do time carioca por 1 a 0. O resultado garantiu o Tricolor na Série A do ano que vem e rebaixou o Coelho para a segunda divisão.

Livre do rebaixamento, o Fluminense termina o Brasileirão deste ano na 12ª posição, com 45 pontos, sendo 12 vitórias, nove empates e 17 derrotas. Já o América, com 40, encerra no 18º lugar – foram dez triunfos, dez empates e 18 derrotas.

Chapecoense

A Chapecoense-SC segue na Série A do Brasileirão em 2019. Neste domingo (2), a Chape evitou o rebaixamento ao superar o São Paulo-SP por 1 a 0 na Arena Condá, em Chapecó (SC). Com o triunfo, a equipe catarinense terminou na 14ª posição, com 44 pontos. Com 63, o Tricolor paulista encerrou a campanha na quinta posição. A Chapecoense segue entre os clubes que nunca foram rebaixados para a Série B. 

As duas equipes iniciaram a partida sem se arriscar e poucas chances de gols foram criadas na primeira etapa. Mais perigoso, o São Paulo levou perigo com Nenê em duas oportunidades. O meia tricolor pecou nas finalizações e o placar permaneceu zerado. Antes do intervalo, a Chape cresceu de produção e assustou com Wellington Paulista, que cabeceou na trave.

Na etapa final, a Chapecoense saiu na frente aos 22 minutos. Após cruzamento de Canteros, Leandro Pereira subiu mais alto que a zaga e, de cabeça, abriu o placar, 1 a 0. Com o gol, a Chape passou a apostar nos contra-ataques, evitou as investidas do time paulista e segurou a vantagem até o final.

Sport

Neste domingo (2), o Sport recebeu o Santos, na Ilha do Retiro, e fez o dever de casa: vitória por 2 a 1. No entanto, os resultados da última rodada do Campeonato Brasileiro não permitiram que o Leão se livrasse do rebaixamento para a Série B de 2019.

Com o encerramento da competição, o Santos termina na décima posição, com 50 pontos, somados em 13 vitórias, 11 empates e 14 derrotas. O Sport ficou com o 17º lugar, com 42 – sendo 11 triunfos, nove empates e 18 derrotas.

Veja a tabela final do campeonato aqui

Por Redação com CBF / Portal WSCOM