Vamos ser ativos? Confira dicas para deixar o sedentarismo de lado - WSCOM

menu

Saúde

23/10/2018


Vamos ser ativos? Confira dicas para deixar o sedentarismo de lado

 Vamos ser ativos? Esta é o nome do plano global da Organização Mundial da Saúde (OMS) para estimular a prática de atividade em prol da saúde física e mental. A preocupação do órgão vem de um dado preocupante: está aumentando o índice de sedentarismo no mundo. Estudos mostram que a tecnologia, as mudanças nos padrões de transportes, urbanização, fatores culturais, entre outros, estão tornando as pessoas menos ativas.

 Está comprovado que praticar algum tipo de atividade física regularmente ajuda a prevenir diversos problemas de saúde, como doenças não transmissíveis, ou seja, doenças cardíacas, derrame, diabetes e câncer de mama e de cólon. Além disso, o exercício contribui para a prevenção da hipertensão, excesso de peso, obesidade e ajuda a melhorar a saúde mental, a qualidade de vida e o bem-estar.

  É possível incluir a atividade física no dia a dia, mas para isso são necessárias algumas atitudes, entre elas, a disciplina. Veja as dicas abaixo:

-Atividade física não se resume em correr, caminhar ou praticar musculação. Dançar, pular corda, nadar, pedalar, praticar artes marciais também são se enquadram na categoria.

-Crie uma rotina com os dias que serão destinados à caminhada, natação e dança, por exemplo. Isso ajuda a organizar a semana.

-Sempre que possível, faça atividades em grupo, pois elas tendem a ser mais estimulantes e prazerosas.

-Saia para passear com o seu cão. Caminhar é um dos exercícios mais simples que existem.

-Caso trabalhe sentado, levante com mais frequência durante o dia.

-Antes de iniciar qualquer atividade física, consulte o médico.

JAMPA SAÚDE GRATUITO

 E a Unimed João Pessoa contribui para que você saia do sedentarismo. A Cooperativa oferece gratuitamente atividades físicas (treino funcional e zumba) e serviços de saúde para toda a população três vezes na semana (terças, quintas e sábados), nas areias do Cabo Branco (na altura do final da Avenida Beira-Rio).

  As atividades são acompanhadas por profissionais da área de educação física, que dão todas as orientações aos praticantes. O Jampa é organizado pelo Setor de Promoção da Saúde da Unimed João Pessoa. Mesmo quem não é cliente da Cooperativa pode participar. Quer saber mais sobre o Jampa Saúde? Acesse o Portal da Unimed João Pessoa e clique em Viver Melhor(http://www.unimedjp.com.br/viver-melhor/jampa-saude).

Notícias relacionadas