Vale teria dado remédios vencidos para animais em Brumadinho, diz Ibama - WSCOM

menu

Brasil

15/02/2019


Vale teria dado remédios vencidos para animais em Brumadinho, diz Ibama

Denúncia foi da coordenadora-geral de Emergências Ambientais do Ibama, Fernanda Pirillo.

© REUTERS/Adriano Machado

mineradora Vale forneceu medicamentos vencidos para os animais resgatados dos rejeitos da barragem da Mina Córrego do Feijão, em Brumadinho (MG). Essa foi a informação dada pela coordenadora-geral de Emergências Ambientais do Ibama, Fernanda Pirillo, em audiência pública da comissão externa da Câmara que acompanha o desastre de Brumadinho. 

“Por incrível que pareça, nos primeiros dias, a Vale tinha providenciado medicamentos vencidos”, afirmou a diretora, diante do presidente da Vale, Fabio Schvartsman. A diretora disse que o Ibama aplicou na Vale uma multa diária de R$ 100 mil relativa ao descumprimento de normas para o salvamento da fauna.

 

Segundo ela, os técnicos do Ibama, que chegaram a Brumadinho no dia do rompimento da barragem, 25 de janeiro, em conjunto com o Ministério Público e os órgãos ambientais de Minas Gerais, estão acompanhando o resgate dos animais. São realizadas vistorias nas instalações para resgate e tratamento, na validade dos medicamentos e nos bebedouros artificiais para os animais silvestres.

 

Com informações da Agência Brasil
Portal WSCOM