Universidades brasileiras ofertam cursos gratuitos e a distância - WSCOM

menu

Brasil

15/02/2019


Universidades brasileiras ofertam cursos gratuitos e a distância

A falta de tempo não é um empecilho para quem deseja estudar. A boa notícia é que o preço dos cursos também não. Hoje, é possível ingressar em uma instituição de ensino superior desembolsando um valor bem menor. E o melhor de tudo, é que também existem diversas opções de cursos online totalmente gratuitos e em faculdades renomadas – a lista inclui universidades brasileiras e até internacionais.

Quando a escolha for um curso online, é possível viajar pelo mundo sem sair de casa. As opções de cursos gratuitos são diversas e nas mais variadas áreas e instituições, inclusive em Harvard, MIT e Berkeley. Mas se a escolha for instituições de ensino do Brasil, tudo bem, a Universidade de São Paulo (USP) e a Universidade de Brasília (UnB) também possibilitam o aprendizado pela internet.

Só é necessário ter atenção porque os cursos são oferecidos em diferentes formatos e plataformas pela própria instituição ou por parceiros, por exemplo, os sites Coursera e Veduca. Em alguns casos também, o aluno precisa pagar pelo certificado. Entre as vantagens para os estudantes, destaca-se a praticidade. Afinal, os mesmos podem assistir as aulas aonde quiserem.

Se interessou? Confira a lista com as instituições que oferecem esses cursos:

USP

Atualmente, estão abertas as matrículas para os cursos de Odontopediatria, Citologia e Biologia Celular.

Por meio do site Coursera, a USP disponibiliza no momento também os cursos de Introdução à Ciência da Computação com Python e um programa de cursos integrados de Gestão de Projetos, em parceria com a University of California, em Irvine.

Confira mais informações aqui.

UNESP

A universidade oferece mais de 60 cursos online grátis nas áreas de Humanas, Exatas e Biológicas. Os estudos podem ser iniciados a qualquer momento, mas é necessário se cadastrar e pagar pelo certificado.

Veja a lista completa dos cursos aqui.

UNICAMP

A universidade do interior paulista oferece duas opções de curso no site Coursera, nas áreas de tecnologia e economia. São eles: “Desenvolvimento e Design de Aplicativos para iPhone” e “Introdução à Economia do Trabalho: Teorias e Políticas”.

UNB

A Universidade de Brasília oferece mais de 30 cursos de formação profissional no site Escola do Trabalhador. São diversas áreas do conhecimento, como, segurança da informação, saúde e turismo. Confira mais informações no site.  

FGV

São oferecidos cursos de diversas áreas, como Economia e Finanças, Gestão de Pessoas, Gestão Empresarial, Marketing e Vendas, Direito, Relações Internacionais, Sustentabilidade e Responsabilidade Social, de duas a 30 horas de duração.

Veja a lista completa aqui.