Unipê comemora o Dia Internacional da Enfermagem - WSCOM

menu

Paraíba

11/05/2018


Unipê comemora o Dia Internacional da Enfermagem

Coordenadora de Enfermagem do Unipê fala a respeito da categoria

Foto: autor desconhecido.

Como toda data comemorativa de profissão, o objetivo principal é valorizar determinada categoria e sua importância social. Amanhã (12)o mundo comemora o papel dos enfermeiros na prestação do cuidado a pessoas enfermas. Isso porque foi nesse dia que nasceu a visionária enfermeira Florence Nightingale, em 1820, na Itália.

“Ela dedicou sua vida ao cuidado das vítimas da guerra da Criméia e fundamentou a Enfermagem moderna”, contou Hebe Duarte, coordenadora de Enfermagem do Unipê.

Seu legado hoje está perpetuado na ciência, segundo a coordenadora, devido ao elevado rigor técnico e humano. Por isso, o Unipê comemora o Dia Internacional da Enfermagem e parabeniza profissionais e acadêmicos da área.

Enfermagem: a arte de cuidar

“O trabalho da Enfermagem é uma verdadeira arte”, contou a professora. “Ela relaciona os cuidados com o ser humano de forma integralizada, trabalha individualmente e coletivamente para o bem-estar da comunidade”, continuou Hebe.

O trabalho do enfermeiro engloba a proteção, a prevenção, a reabilitação e a recuperação da saúde. O cuidado, nesse sentido, também envolve a pessoa para além da doença, colocou a professora Hebe.

“A enfermagem na sociedade representa muito mais do que um agente promotor da saúde. Isso porque tem umolhar integral e holístico para o ser que necessita de cuidado”, justificou.

Enfermagem: estudos e campos de atuação

De forma geral, a gestão, a assistência, o ensino e a pesquisa são áreas de atuação para os enfermeiros. Cabe a ele coordenar, planejar e supervisionar a assistência prestada por equipes de saúde, atuando em áreas assistenciais, administrativas, gerenciais e também educacionais.

O enfermeiro presta atenção ao paciente, observando se todos os cuidados feitos sobre ele estão surtindo o efeito desejado, acompanhando sua evolução”, disse Hebe.

O conhecimento abordado nos estudos de Enfermagem influencia não só o crescimento da profissão. Os benefícios ao bem estar de pacientes dos mais variados tipos também são impactados pelos estudos.“Conduzindo processos de vários tipos, como partos normais, acompanhamento de comas e tratamento de diversos tipos de pacientes”, exemplificou a coordenadora.

Enfermagem no Brasil

Atualmente, a categoria luta por melhorias nas condições de trabalho, empoderamento profissional e carga horária de 30 horas semanais.

“O setor de saúde tem crescido de forma diferenciada no Brasil, contribuindo com a atenção dada à área, que tem se desenvolvido em ciência e tecnologia em todas as regiões do país”, informou Hebe.

Notícias relacionadas