Uma história de amor e superação após uma grande perda - WSCOM

menu

Saúde

17/09/2018


Uma história de amor e superação após uma grande perda

Os médicos José Stênio e Elizabeth Holanda publicaram o livro de José Stênio Filho: memória

“Não posso deixar no esquecimento todo o empenho do meu filho, que estudou e se tornou o que queria: um grande médico”. A afirmação é da pediatra Elizabeth Holanda, médica cooperada da Unimed João Pessoa, que perdeu o filho no início deste ano, o neurocirurgião José Stênio de Almeida Holanda Filho, com 32 anos.

Oito meses depois do falecimento, a médica conta que encontrou na divulgação do livro “Neuroanatomia prática e ilustrada — questões e respostas 3d”, escrito por José Stênio no período de tratamento de um câncer, uma forma de preservar a memória do filho e de superar a perda. “Sempre achamos que ele iria se recuperar, mas com o falecimento eu não sabia o que fazer, porque não era o que eu pensava”, relata.

A médica e o marido, o oftalmologista José Stênio de Almeida Holanda, reuniram o que o filho tinha escrito durante os últimos dois anos de tratamento do câncer, editaram e publicaram a obra. Agora, ela se dedica a distribuir a publicação em instituições de ensino, para que o conhecimento deixado pelo filho seja disseminado.

DEDICAÇÃO

Graduado na Faculdade de Medicina Nova Esperança (Famene), em João Pessoa, José Stênio de Almeida Holanda Filho fez residência médica em neurocirurgia no Conjunto Hospitalar Mandaqui, em São Paulo. No final de 2014, ele foi aceito pelo professor Albert L. Rhoton Jr. para ingressar na Universidade da Flórida.

Logo em seguida, foi diagnosticado com um câncer e lutou contra a doença por cerca de três anos. “Meu filho era muito forte. Mesmo doente, terminou a residência médica, estudava, escrevia. Tinha muita fé em Deus”, afirma.

PUBLICAÇÃO

A publicação, que foi lançada no início do ano, é resultado de um trabalho com questões de múltipla escolha para ajudar os estudantes e profissionais de medicina a fixar o conteúdo dos capítulos do livro “Cranial Anatomy and Surgical Approaches”, do professor Albert L. Rhoton Jr.

Um exemplar do livro “Neuroanatomia prática e ilustrada — questões e respostas 3d” foi doado, pelos pais do autor, para a equipe do Hospital Alberto Urquiza Wanderley, unidade própria da Unimed João Pessoa

.