Último dia de masterclass tem aulas com artistas do México e Holanda no Hotel Globo - WSCOM

menu

Paraíba

28/11/2018


Último dia de masterclass tem aulas com artistas do México e Holanda no Hotel Globo

Festival de Música Clássica acontece no Hotel Globo

Na imagem, Hotel Globo em João Pessoa

Encerra-se nesta quinta-feira (29), a programação do masterclass, que é um dos atrativos da 6ª edição do Festival de Música Clássica, realizado pela Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP), por meio da Fundação Cultural da Capital (Funjope). As duas últimas aulas acontecem no Hotel Globo, de modo gratuito, às 10h. Os alunos poderão conferir uma aula de viola com Dana Zemtsov (México) e outra de violoncelo com Mirjam Bosma (Holanda). No total, foram nove sessões de masterclass que aconteceram, além do Hotel Globo, na Casa Cultural Casa da Pólvora e na Igreja de São Francisco.

Mirjam Bosma foi apresentada ao violoncelo aos nove anos e se apaixonou pelo instrumento. Mirjam estudou com Ben de Ligt (Groningen) Fred Pot (Haia) e Herre-Jan Stegenga (Rotterdam) Holanda. Em 1998, ingressou na Orquestra Sinfônica da Rádio, em 2005 a Orquestra Filarmônica de Rádio holandesa. Foi primeira violoncelista da Sinfonia Rotterdam por vários anos. Mirjam toca um violoncelo de Daniël Royé e um arco de Harm Bakker, ambos holandeses.

Vencedora de inúmeras competições e desenvolvendo uma carreira notável, Dana Zemtsov é uma das mais promissoras solistas internacionais de viola de sua geração. Os destaques nas temporadas anteriores incluem a apresentação de Dana do Bartok Viola Concerto no Main Hall do Concertgebouw (Amsterdã), tocando música de câmara com Janine Jansen e Martin Frost durante o Utrecht Chamber Music Festival, e um recital no Carnegie Hall. Iorque).

As masterclasses – A aulas foram realizadas de segunda-feira (26) a quinta-feira (29), sempre às 10h, na Casa da Pólvora, Hotel Globo e Igreja de São Francisco. As inscrições foram gratuitas com vagas para até 15 alunos por turma e muita gente participou como ouvinte. Foram oferecidas nove masterclasses de quatro instrumentos: violino, viola, violoncelo e piano.

As masterclasses foram ministradas por Alberto Johnson (Brasil), Carmen Jiménez (Espanha), Humberto Ridolfi (Argentina) e Sarah Loerkens (Suíça), Mikhail Zemtsov (Rússia), Dana Zemtsov (México), Eveline Kraayenhof (Holanda), Mirjam Bosma (Holanda) e SashaGrynyuk (Ucrânia).