UFPB sediará seminário sobre o Prêmio ODS Brasil - WSCOM

menu

Paraíba

01/06/2018


UFPB sediará seminário sobre o Prêmio ODS Brasil

Foto: autor desconhecido.

Acontece no dia 5 de junho, às 9h30, no auditório da Reitoria da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), Campus de João Pessoa, o “Seminário sobre o Prêmio ODS Brasil”. ODS – Objetivos de Desenvolvimento Sustentável é um Protocolo Internacional idealizado pela Organização das Nações Unidas (ONU).

O Prêmio ODS Brasil é uma iniciativa do Governo Federal que tem por objetivo incentivar, valorizar e dar visibilidade a práticas que  contribuam para o alcance das metas da Agenda 2030 em todo o território nacional. Instituído pelo Decreto Presidencial nº 9.295, de 28 de fevereiro de 2018, o Prêmio será concedido bienalmente, até 2030.

O Prêmio reconhecerá projetos, programas, tecnologias ou outras iniciativas estruturadas que promovam soluções que contemplem os aspectos sociais, ambientais e econômicos – essenciais para inspirar e engajar pessoas e instituições, e multiplicar soluções sustentáveis.

Dentre as finalidades do Prêmio destaca-se também a formação de um banco de boas práticas para a disseminação, mobilização dos diversos segmentos da sociedade e de governos e o fomento de práticas que contribuam para o desenvolvimento sustentável.

A Agenda 2030 dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) faz parte de um Protocolo Internacional, assinado por 193 países, na Assembleia Geral das Organizações das Nações Unidas (ONU), em setembro de 2015, onde o Governo Brasileiro assumiu o compromisso de adotar um modelo de desenvolvimento sustentável, com metas a serem alcançadas até 2030. O Brasil, como sede da Conferência Rio+20, teve um importante papel na construção da Agenda e na promoção de amplo diálogo realizado com a sociedade civil e governos.

Com o propósito de ser bem abrangente, foram definidos 17 Objetivos, 169 Metas e 232 Indicadores, a serem cumpridos até 2030. Destacam-se temas relevantes, tais como: erradicação da pobreza, saúde, educação, trabalho decente, inovação, consumo sustentável, combate à mudança do clima, paz e parcerias.

“Participe, traga sua iniciativa e mostre o que você tem feito em prol do Desenvolvimento Sustentável do país”, convoca  João Marcelo Alves Macêdo, Presidente do Instituto UFPB de Desenvolvimento da Paraíba IDEP/UFPB.

Link para inscrições de ações no prêmio ODS: http://www4.planalto.gov.br/ods/menu-de-relevancia/premio-ods-brasil-1.

Link de inscrições para o seminário na UFPB: http://www4.planalto.gov.br/ods/eventos-ods/pb/seminario-do-premio-ods-paraiba.

 

Notícias relacionadas