UFPB prepara Museu de Ciências Morfológicas aberto ao público; veja - WSCOM

menu

Paraíba

06/03/2019


UFPB prepara Museu de Ciências Morfológicas aberto ao público; veja

Público poderá ter acesso às peças e fazer atividades manuais. O horário de visitação ao MCM será no período das 9h às 17h.

Imagem reprodução

Estudantes do ensino fundamental e médio da Paraíba terão em breve um novo equipamento para reforçar sua aprendizagem. Trata-se do Museu de Ciências Morfológicas (MCM), que a Universidade Federal da Paraíba (UFPB) está montando por meio do Centro de Ciências da Saúde (CCS). A informação é da professora Monique Batista Paiva, presidente da comissão de criação do Museu. Ela contou que o MCM vai permitir que o público possa ter acesso aos sistemas de compõem o corpo humano em suas diversas formas, desde a parte da célula até ao corpo humano realmente formado.

 

O MCM contará com um acervo material das três áreas que compõem as Ciências Morfológicas: Anatomia, Histologia e Embriologia. O acervo, de acordo com a professora, inclui uma parte histológica, com cortes de tecidos observados por meio de microscópios. Também conta com peças anatômicas, com partes de corpos humanos e peças de embriologia, como embriões e fetos. “Algumas são peças naturais e outras são em rezina, são peças sintéticas. Temos, inclusive, um corpo mumificado, que nós também vamos expor”, completa a professora.  

 

A pedra fundamental do Museu foi lançada recentemente em uma cerimônia no Centro de Ciências da Saúde, que contou com a presença da Reitora da UFPB, professora Margareth Diniz, o diretor do CCS, professor João Euclides, vários professores e pesquisadores do Centro (foto) O MCM, de acordo com a professora Monique Paiva, estará aberto ao público a partir do mês de junho de 2019.

 

Monique Paiva contou que as escolas, públicas e privadas, precisam fazer um agendamento prévio para que a curadoria do Museu, que funcionará no Departamento de Morfologia, possa atender plenamente a todos. A professora explicou que serão visitas guiadas a partir das quais os estudantes terão acesso a uma sala de exibição de audiovisuais, vídeo-aulas, e uma sala de metodologias ativas com ações de extensão por meio das quais o público poderá ter acesso às peças e fazer atividades manuais. O horário de visitação ao MCM será no período das 9h às 17h.

 

 

Com informações Ascom UFPB
Portal WSCOM