UFPB lança novo campus no litoral norte com 320 vagas; edital para professores s - WSCOM

menu

Educação

24/03/2006


UFPB lança novo campus no

O reitor da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), Rômulo Polari, anunciou na manhã desta sexta, 24, o lançamento oficial de um novo Campus que será construído no litoral norte. O Campus, que ficará entre os municípios de Rio Tinto e Mamaguape, terá já em junho 320 alunos, em 2007 serão 1600 calouros. O reitor anunciou para abril edital para contratação de 32 professores.

Serão 12 cursos ofertados, porém, no primeiro momento, nem todos os cursos estarão em funcionamento. Como as aulas já devem começar em agosto, após um vestibular que deverá ser realizado em junho nas cidades de João Pessoa, Rio Tinto e Mamanguape, os novos alunos serão lotados em escolas cedidas pelas prefeituras, enquanto as obras são concluídas.

Nesse ínterim, o processo de licitação estará em andamento, com obras programadas para iniciarem em julho.

Os investimentos federais são da ordem de R$ 26 milhões. Quando o novo Campus estiver a todo vapor, dará um incremento à região de 9%. Para a cidade de Rio Tinto o peso será ainda maior: de 30%, enquanto Mamanguape aumenta em 16% seu PIB, em estimativas divulgadas pelo reitor.

A idéia da UFPB foi não repetir cursos que já existiam em João Pessoa, por isso as vagas oferecidas no período diurno e noturno, abrageram cursos como Licenciatura em Computação, Ecologia, Design, Antropologia, Contabilidade, Pedagogia e Gestão e Negócios, entre outros.

Políticos – O reitor agradeceu ao apoio dos políticos da bancada do PMDB, senadores José Maranhão, Ney Suassuna, o deputado Benjamin Maranhão (PMDB), além dos deputados Luiz Couto (PT) e Domiciano Cabral (PSDB), pela realização do intento.

“Sem a ajuda deles não teríamos conseguido”, disso o reitor, que garantiu que o local de implantação do Campus obedece a uma demanda da área. “Os Campus irão obsorver a população da micro-região norte, cerca de 20 cidades”, alega.

A sede do Campus será na cidade de Rio Tinto (apesar da área estar nos dois municípios).

Notícias relacionadas