UFPB economiza com implantação de compras compartilhadas - WSCOM

menu

Paraíba

12/03/2019


UFPB economiza com implantação de compras compartilhadas

O objetivo é formar um plano anual de aquisições e contratações único.

Na imagem, a Universidade Federal da Paraíba - Campus João Pessoa

A Universidade Federal da Paraíba (UFPB) prevê economia com a implantação de compras compartilhadas. O objetivo é formar um plano anual de aquisições e contratações único, envolvendo licitações de todas as Unidades Administrativas de Serviços Gerais (UASG). Cada unidade ficará responsável por determinadas licitações e as outras entrarão como participantes.

 

Segundo a Pró-Reitoria de Administração (PRA), isso diminuirá a quantidade de pregões com mesmo objeto licitado nas diferentes UASG’s da UFPB, que é como ocorre atualmente.

 

Para a PRA, esta política acarretará mais planejamento, integração e padronização nos procedimentos de compras e contratações, assim bem como economizará gastos com diversas licitações com o mesmo objeto.

 

No entanto, não há como calcular facilmente a redução de gastos porque isso depende do valor dos itens dos pregões. “Haverá ganho em escala. Mas não é possível estimar ainda. De fato, haverá maior aproveitamento de Recursos Humanos”, garante Aluísio Souto, pró-reitor de Administração.

 

Natúcia Santos, da Assessoria de Contratos e Licitação da Pró-Reitoria Administrativa (PRA), completa: “Quanto maior a quantidade de itens, provavelmente menor será o valor cobrado por cada um deles, na proposta do fornecedor. Também terá a redução da quantidade de publicação de pregões, que é um custo para a instituição.”

 

A primeira experiência desta política ocorreu no ano passado, no pregão de agenciamento de passagens aéreas, cuja elaboração foi necessária diante da perda de validade da Medida Provisória nº 822, de 1º de março de 2018, que possibilitava a compra direta de passagens aéreas.

 

Dessa forma, a PRA – UASG 153065 realizou uma licitação única inserindo as demandas de todas as outras UASG’s da UFPB como participantes do pregão, evitando, assim, que cada uma fizesse uma licitação diferente com o mesmo objeto.

REUNIÕES

Natúcia Santos conta também que, no mês de Janeiro deste ano, houve uma reunião com os gestores das unidades descentralizadas e com servidores dos setores de licitação para apresentar a proposta e solicitar que as UASG’S criassem os seus planos anuais de aquisições e contratações.

 

“Em seguida, a ideia era que houvesse uma união desses planejamentos para, juntos, elaborar um plano anual de aquisição e contratação único da UFPB.”

 

Além disso, a PRA, através de instrutores de capacitação lotados na Divisão de Material e na Assessoria de Contratos e Licitação, estão realizando cursos de capacitação para implantação dos módulos relacionados a compras e contratações do Sistema Integrado de Patrimônio, Administração e Contratos (Sipac), com intuito de padronizar os procedimentos e implantar o módulo Compras Compartilhadas, que auxiliará as UASG’s na participação dos pregões.

 

A realização dos cursos teve início no campus II (Areia) e III (Bananeiras), de 25 a 28 de fevereiro. As próximas aulas ocorrerão de 11 a 15 e de 18 a 22 de março. As datas das outras turmas ainda não estão confirmadas. Outras informações por meio do telefone (83) 3209.8702.

 

Com informações Ascom/UFPB 
Portal WSCOM