UFPB anuncia reforma administrativa; novas superintendências são criadas - WSCOM

menu

Paraíba

19/12/2018


UFPB anuncia reforma administrativa; novas superintendências são criadas

Instituição definiu a reformulação das atribuições da Prefeitura Universitária, por meio da criação das Superintendências Orçamento e Finanças, de Segurança Institucional, de Logística em Transporte e de Serviços Gerais

Universidade Federal da Paraíba - Campus João Pessoa

O Consellho Universitário (Consuni) da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) aprovou uma reforma administrativa da instituição, em reunião na Secretaria dos Órgãos Deliberativos da Administração Superior (SODS), no prédio da Reitoria, no campus-sede, em João Pessoa.

 

Ficou determinada a reformulação das atribuições da Prefeitura Universitária, por meio da criação das Superintendências Orçamento e Finanças (SOF), de Segurança Institucional (SSI), de Logística em Transporte (SULT) e de Serviços Gerais (SSG).

 

As novas superintendências, ligadas à Reitoria, terão 60 dias para concluir transição, a contar da data de publicação das resoluções que as criarão. Nesse processo de mudanças, ocorrerão, por exemplo, a definição de onde cada uma delas irá funcionar e a distribuição de servidores.

 

De acordo com a reitora Margareth Diniz, esta reforma administrativa trata-se de uma descentralização de diferentes serviços demandados à Prefeitura Universitária. “A partir de agora, vamos dar celeridade e individualidade às solicitações. Estamos, com esta reforma, atualizando a dinâmica administrativa da universidade.”

 

Para a pró-reitora de planejamento e desenvolvimento Elizete Ventura do Monte, esta restruturação aperfeiçoará gerencialmente e organizacionalmente atribuições, competências e responsabilidades. “Estamos atendendo a instruções normativas que representam um novo modelo de gestão pública. Nosso foco é a busca da excelência nos serviços prestados.”

 

A reforma administrativa da UFPB é fundamentada no que há de mais moderno na legislação brasileira: Decretos do Poder Executivo Federal; Instruções Normativas do Ministério do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão e do Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão mais a Controladoria-Geral da União; e portaria do Ministério da Transparência, Fiscalização e Controladoria-Geral da União.

 

Entenda as funções de cada superintendência:

 

Superintendência Orçamento e Finanças (SOF)

Planejamento, execução, fiscalização, avaliação e elaboração de projetos da administração orçamentária e financeira. Aquisição, contratações de serviços e gerenciamento de contratos.

 

Superintendência de Segurança Institucional (SSI)

Combate e prevenção de incidentes relacionados à segurança. Mapeamento de áreas vulneráveis. Monitoramento remoto.

 

Superintendência de Logística em Transporte (SULT)

Manutenção, revisão e abastecimento dos veículos institucionais.

 

Superintendência de Serviços Gerais (SSG)

Planejamento, coordenação, execução, monitoramento e avaliação de serviços gerais realizados por terceiros.

 

Fonte: Ascom UFPB
Da Redação / Portal WSCOM