Átila Lins é eleito presidente da UIP com Daniela Ribeiro escolhida nova tesoureira - WSCOM

menu

Política

14/02/2019


Átila Lins é eleito presidente da UIP com Daniela Ribeiro escolhida nova tesoureira

Foto: autor desconhecido.

O deputado federal Átila Lins estréia no ano de 2019 com nova missão internacional ao ser eleito como presidente da União Interparlamentar do grupo brasileiro, em processo eleitoral onde foi ungida como tesoureira a senadora e líder do PP, Daniela Ribeiro.

– É muito mais do que honra neste início de mandato assumir esta importante missão,  um outro grande desafio de ampliar a interlocução parlamentar de uma entidade com 130 anos – comentou ela na Revista NORDESTE.

COMO FOI – A  líder do Progressistas no Senado, senadora Daniella Ribeiro (PB) foi eleita membro da Comissão Diretora do Grupo Brasileiro da União Interparlamentar (UIP). Este é um organismo internacional que reúne os parlamentos de 178 países, com o objetivo de mediar conflitos internacionais por meio de uma ação parlamentar mundial.

A senadora será responsável pela Tesouraria da UIP. O deputado Átila Lins foi eleito presidente do grupo em substituição ao senador Ciro Nogueira, que exerceu o cargo no biênio 2017-2018.

HUGO MOTA – O segundo vice é o deputado Cláudio Cajado e a secretaria da Comissão Diretora é o deputado Hugo Motta. A presidência do Grupo Brasileiro observa a alternância entre a Câmara dos Deputados e o Senado a cada dois anos.

A HISTÓRIA – A UIP foi fundada em 1889, pelo inglês William Randal Cremer e pelo francês Frédéric Passy. Eles eram defensores dos valores pacifistas e idealistas da época. Por isso, criaram uma organização onde os conflitos fossem resolvidos por meio de uma arbitragem internacional.

A UIP atua preferencialmente nas seguintes áreas: democracia representativa, paz e segurança internacionais, desenvolvimento sustentável, direitos humanos e direito humanitário, igualdade de géneros, comércio internacional e educação, ciência e cultura.